São Bento do Sul, por meio da Academia Teles Fitness, foi escolhido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como sede de um Centro de Referência em Desenvolvimento (CRD) de Halterofilismo (supino). Na tarde de quarta-feira, o proprietário da academia, o também técnico e atleta Francisco Teles, e o diretor técnico da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Luis Neri Pereira, o “Magrão”, fizeram algumas explanações sobre o projeto.
Os equipamentos específicos para o treinamento de atletas paralímpicos em São Bento do Sul foram cedidos pelo CPB. “O objetivo é fazer um trabalho social e descobrir novos talentos”, resumiu Teles. Segundo ele, o Brasil não tem grande tradição no halterofilismo paralímpico, tanto que, nas últimas edições dos Jogos Paralímpicos, poucos atletas participaram das disputas. A estreia do Brasil ocorreu apenas em 1996, em Atlanta, Estados Unidos.
Quem se enquadra
Enquadram-se como atletas paralímpicos de halterofilismo pessoas com paralisia cerebral, lesão medular ou com membros inferiores amputados, além dos paratletas com nanismo (no máximo 1,40 metro de altura para mulheres e 1,45 metro para homens).
Um dos propósitos é encontrar atletas para que possam disputar a modalidade no Circuito Caixa, que terá três etapas neste ano, em três cidades, Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza. A primeira etapa do Circuito Caixa será realizada em maio.
Os três primeiros colocados de cada categoria concorrem à Bolsa Atleta do governo federal e aumentam as chances de integrar a Seleção Brasileira que disputará os Jogos Paralímpicos, cuja próxima edição será disputada no Rio de Janeiro, em 2016.
Teles, que tem 30 anos de experiência no levantamento de peso, explica que serão realizados treinamentos três vezes por semana. A princípio, sete paratletas serão avaliados. Destes, um já está em fase mais adiantada, e outro demonstrou que possui condições para integrar-se à modalidade.
Treinos
Os treinos serão comandados por Francisco Teles no período da manhã e pelo professor Ronaldo Mesgaliski na parte da tarde; nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas. A FMD se comprometeu a disponibilizar um auxiliar técnico para o Centro de Referência em Desenvolvimento (CRD) de Halterofilismo de São Bento do Sul. Segundo Magrão, a Prefeitura também promoverá melhorias na acessibilidade das proximidades da academia, que fica na rua Rodolfo Klaumann, Centro, ao lado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Bento do Sul.