Terça-feira, 22 de abril de 2025

Escolas municipais de São Bento do Sul terão laboratórios móveis

Nas escolas de São Bento do Sul chegará em breve um laboratório móvel com componentes para uso nas aulas de Pensamento Computacional e Matemática Computacional. Será um kit para cada escola de 1º a 5º ano, representando um investimento de cerca de R$ 170 mil.

O secretário de Educação Josias Terres informou que esses novos equipamentos apoiam as aulas de Pensamento Computacional de 1º a 5º ano.

“Do 1º ao 5º ano trabalhamos com Pensamento Computacional. No sexto ano introduzimos a Matemática Computacional. Os alunos entram em uma programação mais avançada, com linguagem de programação. Treinamos esses professores com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)”, detalha Josias.

Jaisson Ferreira, professor e coordenador da disciplina de Pensamento Computacional, mencionou que esses componentes se integram às aulas do projeto para potencializar a criatividade dos alunos.

“Desenvolvemos projetos, como uma lixeira automatizada com sensor de aproximação. Uma pessoa se aproxima, um sensor detecta a presença e um pequeno motor abre a tampa. Eles também conseguem construir um rádio com alto-falante, folha de papel e um motor”, destacou.

Os alunos programam usando blocos, semelhantes a peças de lego. “Existe um bloco no computador denominado dar início, e outro para acionar um motor. Os alunos encaixam esses blocos para criar comandos”, explicou.

“Essa linguagem de programação é a mesma que a Tuper aplica em seus robôs. A programação reconhecida pela indústria e medicina é do tipo C, e os alunos aprendem isso”, completou Jaisson.

Para Jaisson, a tecnologia determina o rumo das futuras profissões. “Apresento problemas aos alunos, e não apenas projetos. Eu introduzo o desafio e eles buscam a solução. Essa é uma questão em nossa sociedade, muitos não sabem resolver problemas. A metodologia difere das disciplinas tradicionais, temos uma proposta inovadora”, enfatizou.

Longo prazo
Quanto ao investimento, Josias prevê impactos no médio e longo prazos. “A abordagem ampla e inclusiva para todos os alunos é algo que poucas cidades possuem. É uma abordagem prática e dinâmica. Podemos avançar significativamente na educação de São Bento do Sul. Continuamos com a educação tradicional, mas inserimos novos elementos para inovar”, afirmou.

O prefeito Antonio Tomazini visitou os equipamentos na terça-feira (29). “Uma das maiores barreiras é a especialização da mão de obra. Quanto mais capacitamos o aluno, mais ele se engaja. Quem estiver mais preparado se destaca”, observou. “Isso se reflete em todas as profissões. Na medicina, os médicos realizam cirurgias assistidas por robôs”, acrescentou.

A entrega dos equipamentos ocorre na próxima semana em um evento com empresários da cidade. “Planejamos convidar a Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) e os empresários para avaliar esse investimento, porque isso impactará as empresas em 10 ou 15 anos. Esse conhecimento dos alunos influenciará o mercado, pois dominarão essas tecnologias com facilidade”, finalizou Josias.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.49
WhatsApp Image 2024-04-09 at 15.53
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
notas de falecimento (5)
Acontece SC 1

Mais lidas

Morte moto site
WhatsApp Image 2025-04-17 at 09.54
EIVs supermercados - FOTO Elvis Lozeiko (1)
Morte moto site
Dom João 2

Notícias relacionadas