Sábado, 19 de abril de 2025

Policiais civis participam de treinamento em São Bento do Sul

• Atualizado 1 anos atrás.

Profissionais da Polícia Civil de São Bento do Sul e Rio Negrinho participaram na quinta-feira (24) de um treinamento pelos céus de São Bento. O curso de ambientação para ações policiais com apoio de aeronave, segundo a Polícia Civil, serve para capacitar os policiais em casos de operações, resgates ou outras ações que necessitem do apoio aéreo.

Conforme o delegado regional Odair Rogério Sobreira Xavier, o treinamento visa preparar os policiais civis para diversas situações que já ocorreram na região.

“São situações mais graves e críticas, como já tivemos aqui na região. Exemplo, roubo a banco em Campo Alegre que precisamos apoio do helicóptero da PM, roubo a carro forte, situações aqui em São Bento também. Desde um sequestro, que já teve na região, roubo de veículos, fugas e diversas situações. Uma operação da Polícia Civil que precisa apoio do helicóptero, como de busca e apreensão ou busca de um foragido de alta periculosidade”, explica.

Além das ações operacionais, o helicóptero da Civil pode atuar em resgate de pessoas. “Esse mesmo helicóptero faz o serviço aeromédico, como resgate de uma pessoa perdida na mata, um acidente grave, um policial que precisa ser transferido em situação de urgência, como já aconteceu aqui. Ele é ferido num local que não tem apoio médico suficiente e o helicóptero tem que ir lá”, frisou Sobreira.

E os procedimentos são bem rigorosos, desde o comportamento no embarque ou desembarque, até como se portar dentro da aeronave. “Desde a aproximação, embarque, desembarque, o policial tem que saber esses procedimentos para maximizar os resultados e agilizar o trabalho. O curso tem justamente essa finalidade”, finalizou o delegado regional.

Segundo o delegado Gil Rafael Ribas, da Divisão de Investigação Criminal (DIC), passam pelo treinamento policiais de São Bento do Sul e Rio Negrinho.

“Todos estão recebendo essa capacitação principalmente focando na questão da segurança, para que os operadores do SAER saibam e possam confiar quando forem prestar apoio às pessoas em terra, de forma que esse apoio seja prestado com a maior segurança para todos os operadores”, ressaltou.

Serviço Aeroespacial
O helicóptero utilizado no treinamento é do Serviço Aeroespacial (SAER) de Criciúma, que atende a região. “Com esse curso, os policiais acabam tendo noção do que é a operação com o aéreo. Locais de pouso, de embarque, comportamento para receber uma aeronave na cidade, os planejamentos que o SAER precisa para atuar e o tipo de crime. São diversas atuações de crime e também atuamos como aeromédico”, explica o comandante Darlan Reitz, piloto da aeronave.

Atualmente, a Polícia Civil de Santa Catarina possui duas bases SAER que atendem todo o Estado. “A nossa base é sediada em Criciúma. Temos uma em Chapecó e outra em Criciúma, são os dois extremos que a Polícia Civil possui as bases. Outras regiões têm recebido cursos como esse também”, concluiu Reitz.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
igreja-cristo-rei-26273-1
Padre Humberto - Zuciane Peres (1)
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas