Sábado, 19 de abril de 2025

Calçadão deve receber revitalização em São Bento

• Atualizado 1 anos atrás.

O calçadão da Rua Visconde de Taunay, no Centro de São Bento do Sul, está em fase de projetos para a revitalização de sua estrutura. As primeiras conversas entre Prefeitura, comerciantes e proprietários dos imóveis já foram feitas no mês passado, bem como a elaboração do diagnóstico técnico e o levantamento em 3D das estruturas.

Nos próximos dias deverá ser apresentada a estimativa de valor da obra, para que o poder público faça a captação de recursos e a execução do projeto.

Conforme o arquiteto urbanista e diretor do departamento de Planejamento Estratégico Urbano da Prefeitura, Ricardo Callado, o pedido para revitalização do calçadão partiu do gabinete do prefeito.

“A gente recebeu a demanda do gabinete e de pronto fez uma comissão com os proprietários e comerciantes, entidades como CDL, e convidamos para ter uma primeira diretriz de projetos, construir junto com eles que estão ali no dia a dia e conseguem identificar as dificuldades. Isso foi no início de julho”, disse.

Para isto, os profissionais da Secretaria de Planejamento elaboraram um diagnóstico técnico com alguns cases de sucesso na Europa e no Brasil.

“Abrimos um período de 10 dias para contribuição e eles responderam dando as necessidades e o ponto de vista, se queriam mais bancos e etc. Em cima desse panorama de necessidades traçado pela população fomos trabalhando o projeto. A parte de levantamentos é a mais complexa, então foi contratada uma empresa de fora. Paralelo à isso, foi feito o escaneamento a laser de todas as fachadas para ter o 3D com fidelidade. Isso recebemos na semana passada”, explicou Callado.

Com o modelo em mãos, inicia-se o estudo preliminar da obra, a fim de dar a primeira característica visual do projeto.

“Não terá nada que foge da característica que já tem. Em termos gerais, foram solicitados equipamentos para aumentar a permanência do pessoal no calçadão, como mobiliário urbano mais adequado, proteção de chuva padronizada e uma padronização da comunicação visual, para que não polua tanto. Tem um visual tão bacana de prédios bonitos e as vezes fica escondido no excesso de comunicação visual”, falou Rodrigo.

Leia a reportagem completa no jornal impresso.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
igreja-cristo-rei-26273-1
Padre Humberto - Zuciane Peres (1)
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas