Em mais um capítulo envolvendo a situação do sistema carcerário, os presos de São Bento do Sul, que desde dezembro não podem mais ir para o Presídio Regional de Mafra, agora também não estão autorizados pelo Estado a serem levados para a unidade prisional de Jaraguá do Sul. Assim, eles estão sendo encaminhados a outros locais, como Florianópolis.
Estas restrições de locais para abrigar os presos preocupam o delegado de polícia da comarca, Odair Sobreira. Com a falta de vagas na estrutura carcerária, algumas ações têm sido tomadas. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, ano passado, que presos do regime semiaberto (pelo qual é possível trabalhar externamente e voltar para a cadeia à noite) podem ir para a prisão domiciliar se não houver vagas. “Ou seja, para ‘solucionar’ o problema, estão colocando pessoas em liberdade sem que estejam aptas ao convívio social, colocando em risco a própria sociedade”, expõe.
Por conta destas situações e outras que expôs no jornal A Gazeta desta sexta-feira (20), Sobreira é favorável à construção da penitenciária industrial que vai ser construída em São Bento do Sul. “É um mal necessário”, resume.