Um vídeo voltou a circular, nesta semana, do aniversário de 113 anos de São Bento do Sul. A reportagem é de 1986, e define o município como “pacato, mas que adora festas e chope”. No vídeo, que pode ser assistido no fim da matéria, a repórter cita que não falta trabalho na cidade, pelo contrário, faltavam trabalhadores para preencher as necessidades de todas as empresas.
Entre os entrevistas está Peter Udo Siegismund Komert, que se dizia apaixonado pelo Brasil e por São Bento do Sul. Peta, como é mais conhecido, faleceu nesta terça-feira (13), aos 72 anos. Ele era era uma figura muito conhecida na cidade, onde, por 26 anos, comandou o programa Deutsche Hits nas manhãs de domingo na rádio 89 FM.
O programa chegou ao fim na metade deste ano. O sotaque alemão era umas das principais marcas do radialista. No ar desde 1990, o Deutsche Hits iniciou quando a emissora lhe fez um convite para brindar o público com músicas alemãs, curiosidades e o sotaque todo característico do apresentador, que chegou a São Bento do Sul nove anos antes, em 1981.
Sem saber falar uma única palavra em português, Peta aos poucos passou a conhecer um pouco mais da língua da sua nova terra, o que não impediu de sair ao vivo com pérolas como “noite naftalina” (noite natalina), “Tinico e Tinoco” (Tonico e Tinoco) e “cachorro com pinto preto” (cachorro com pintas pretas).