Uma área no interior de Campo Alegre, situada a cerca de 5 quilômetros do autódromo Lourenço Schreiner, é habitada por pessoas vindas da região da Galiléia, norte de Israel. A comunidade – chamada de Nova Galiléia – abriga cerca de cem pessoas que deixaram tudo onde viviam, no Oriente Médio, para viver na única comunidade israelense cristã fundada no Brasil. O pequeno povoado, localizado em meio a lindas paisagens rurais, oferece restaurantes com comidas típicas israelenses, pão sírio, doces, entre outras iguarias.
A comunidade é aberta a todas as pessoas que têm interesse em conhecer mais sobre a cultura e as tradições da Terra Santa. “Recebemos com prazer todos que quiserem nos visitar, seja para responder perguntas e dúvidas ou para fazer amizade”, garante o doutor em teologia Fateen Yacoub, nascido em Israel e fundador da comunidade na região, em 2005.
O local é composto por residências, panificadora, mercado e outros comércios. “Fomos todos nós quem construímos estas casas e tudo o que está aqui. Vendemos tudo o que tínhamos em Israel para investirmos aqui no Brasil”, comenta Yacoub, explicando que vieram para cá “guiados por Deus”, e não receberam ajuda financeira de ninguém.
Restaurante e produtos
A Nova Galiléia está localizada na localidade de Avenquinha, em Campo Alegre. Para chegar até a comunidade basta seguir a rua que passa em frente ao Autódromo Lourenço Schreiner, em Rio Represo, e pegar à direita sentido Avenquinha. Depois, é só seguir as placas.
Lá, os visitantes podem desfrutar da culinária israelense no restaurante Dona Ana. O povoado também conta com uma panificadora com pães sírios, esfihas e muitos outros produtos com preço acessível. Inclusive, muitos deles são revendidos em supermercados de toda a região. A comunidade também está aberta para retiros, acampamentos e outros eventos.
As pessoas podem estabelecer contato pelo e-mail newgalilee@gmail.com, Facebook Nova Galileia e WhatsApp (47) 99144-2230 ou (47) 99148-4760.
No jornal impresso desta quarta-feira há mais fotos e inúmeros detalhes sobre a história do local, com suas curiosidades e suas dificuldades.