Na sessão da Câmara de Vereadores de Campo Alegre de segunda-feira, a professora Nádia Terezinha Bastos usou a tribuna popular para falar sobre o programa de prevenção de deficiência que está sendo trabalhado pela equipe da Apae do município.
Sob olhares e atenção de pais, alunos e amigos da Apae que estavam na plateia, além de falar do projeto, a professora destacou no Legislativo a importância da Apae para a cidade ao longo dos últimos anos. Segundo ela, o trabalho da entidade tem sido decisivo para as famílias de pessoas deficientes. Fundada em 5 de novembro de 1991, a Escola Wilson José Liebl, que iniciou as atividades definitivas em 1993, acabou com o sofrimento de alguns pais, os quais precisavam levar seus filhos com deficiência para São Bento do Sul. Explicou que a instituição atende atualmente a 30 alunos, divididos em quatro turmas.
Nádia destacou o trabalho aplicado dos três professores e de toda equipe técnica e de apoio, que tem se esforçado para dar o melhor aos alunos. Além disso, tem levado atendimento às famílias dos estudantes com vários focos, por meio de palestras e encontros pontuais. Com relação ao projeto de prevenção de deficiência, destacou que apenas agora a escola está trabalhando com apoio do investimento do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). “Ao longo do tempo, observamos alguns casos de deficiências que poderiam ter sido evitados. É nesse sentido de evitar algumas questões futuras que estamos intensificando o trabalho de orientação. Estamos levando as informações para todas as pessoas, mas em especial aos adolescentes”, explicou.
A professora pontuou que uma em cada dez pessoas é portadora de deficiência, razão que leva a crer que o assunto é de interesse de todos. “O primeiro passo é conhecer as causas e as manifestações das deficiências, para ter condições de evitá-las. A deficiência não é uma doença, mas pode ser causada por uma doença, assim como outros fatores. De 30 até 40% dos casos podem ser evitados se houver a prevenção”, explicou.
Nádia repassou uma série de informações e convidou os vereadores a participarem do 1º Fórum de Prevenção às Deficiências, que está programado para o dia 30 de setembro, com início às 13h30, no Espaço Cultural. “Estamos trazendo para o evento o médico especialista Rui Fernando Piloto, doutor em genética, com atuação em várias regiões do Brasil. Ele vai realizar uma palestra sobre a prevenção de deficiências, e o assunto é de extrema importância para a nossa sociedade”, encerrou.