Quarta-feira, 23 de abril de 2025

A dança como instrumento de preservação das tradições germânicas

O grupo folclórico da escola São Bento retornou final de semana de mais um evento em Santa Catarina. Foi em Jaraguá do Sul, onde cerca de 30 crianças participaram do 14º Encontro Infantil e Infantojuvenil de Grupos Folclóricos Germânicos. O encontro reuniu 21 grupos da região. Antes disso, no final de julho, os são-bentenses participaram da festa de aniversário da cidade de Marechal Cândido Rondon, no Paraná.

Para o presidente do grupo folclórico, Ataliba Fernandes, foram duas experiências que serviram para levar o nome do município e as ações de preservação da tradição germânica para fora de São Bento do Sul. Sem contar a integração entre diversos grupos folclóricos. E classifica como positiva a receptividade nas duas cidades.

Mais eventos

Ataliba e Irene explicam, ainda, que existem outras apresentações agendadas do Grupo Folclórico Germânico da Escola São Bento neste ano, fora do município. São eventos com objetivo de resgatar a história dos antepassados e preservar a cultura germânica, servindo também como mecanismos de integração dos jovens participantes. “Eles podem conversar com as pessoas das outras cidades, conhecer outras realidades e acabam ficando longe de coisas que não sejam saudáveis”, explica Ataliba.

Informações

Para obter mais informações sobre o Grupo Folclórico Germânico da Escola São Bento, o telefone é o (47) 9949-4616.

Mas a participação do grupo são-bentense nos eventos só foi possível graças aos recursos obtidos por meio de projetos da Lei Rouanet, junto ao Ministério da Cultura. “Sem a lei de incentivo e a ajuda das empresas locais, não teríamos como participar”, conta o presidente. Por isso, ele faz questão de ressaltar a importância do apoio dos empresários locais para o grupo, pois os recursos acabam sendo captados com as próprias empresas.

A coreógrafa do grupo, Irene Kollross, explica, ainda, que ambas as apresentações são frutos desses incentivos, como contrapartida social da Lei Rouanet. Além disso, o destaque fica por conta da representatividade do grupo folclórico da escola São Bento. “Fomos os únicos de fora da cidade”, conta, se referindo à presença são-bentense em Marechal Cândido Rondon.

E um dos pontos fortes foi a coreografia, em que foram representados os colonos germânicos que chegaram ao Brasil para ocupar terras agrícolas. Os dançarinos entraram no palco portando instrumentos ligados à agricultura da época. “E encheu o local. A apresentação foi na Casa Cultural, e muita gente foi lá para ver”, disse Irene.

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-22 at 16.44
Máquina de funmaça Imagem do WhatsApp de 2025-04-22 à(s) 11.51
pexels-cottonbro-10466266
Creativity Day 2
Real Madruga

Mais lidas

Morte moto site
WhatsApp Image 2025-04-17 at 09.54
EIVs supermercados - FOTO Elvis Lozeiko (1)
Morte moto site
Dom João 2

Notícias relacionadas