Foram três dias de muita nostalgia na Promossul. O 11ª Encontro de Veículos Antigos de São Bento do Sul reuniu no mesmo espaço mais de 400 relíquias automotivas do passado, e movimentou milhares de pessoas que foram até o local para conferir o que já foi produzido pela indústria automobilística no século passado. Organizado pelo clube Autos Antigos da Serra, o encontro encerrou ontem, e teve aproximadamente quatro mil visitantes durante os três dias do evento.
O presidente do clube Autos Antigos da Serra, Alvacir Moraes, destaca que o número de participantes foi satisfatório, levando em conta os problemas que a região enfrentou na última semana. “Foi ótimo, teve um público bem proveitoso, considerando os contratempos da estrada”, frisa.
Mercado de Pulgas
Além dos carros, o público demonstrou também muito interesse pelo mercado de pulgas do local, com comércio de peças e acessórios antigos. Luis Werneck veio de Curitiba com a sua loja de antiguidades para participar pela primeira vez do evento. Oferecendo rádios, relógios, móveis, entre outras, ele destaca que muitas pessoas paravam para perguntar e pedir informações sobre os seus artigos. “Muitos dizem que os objetos lembram a infância, o pessoal gosta. Estes artigos despertam a atenção das pessoas, muitos gostam de usar para decoração ou como coleção, tem toda uma nostalgia”, frisa.
Marcelo Pupo é um dos admiradores de carros antigos que foi até o local visitar a exposição. Ele conta que costuma participar do encontro todos os anos. “Tanto para ver os carros mais antigos quanto os da minha geração e que eu andava, como os Fuscas e Passats”, diz. Pupo também trouxe seu filho Renato, de seis anos, para o evento. O menino ganhou dois carros em miniatura para a sua coleção, e já demonstra muito interesse por veículos antigos, seguindo os passos do pai.
Entre os expositores, havia apaixonados por carros vindos de todos os lugares possíveis, que aproveitaram a oportunidade para confraternizar e conhecer outras marcas e modelos de veículos. Francisco Moutinho Filho e Nelson Fidelis vieram de São Paulo dirigindo um Chevrolet Malibu 1971 e Ford Coupet 1940, respectivamente. Foram mais de 500 quilômetros rodados com as suas raridades somente para expô-las pela primeira vez em São Bento do Sul. “Gostei muito da cidade, o evento foi muito bem feito e organizado, estamos contentes em poder participar”, resume Filho.