Sábado, 19 de abril de 2025

Jipeiros estariam desrespeitando normas da Área de Proteção Ambiental

• Atualizado 11 anos atrás.

O ex-prefeito Magno Bollmann – que tem um empreendimento ecoturístico em Rio Natal – denunciou nesta segunda-feira (07) uma situação que, segundo ele, está em desacordo com as normas da Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Vermelho/Humbold, área ambientalmente protegida, cuja regulamentação aconteceu justamente durante sua administração.

De acordo com ele, vários moradores entraram em contato reclamando da ação de jipeiros − que seriam de Corupá. “O que presenciamos neste final de semana passou dos limites”, diz Magno, destacando que, no domingo, jipeiros foram avistados percorrendo trajetos para demarcação de uma trilha. “Eles encontraram forte resistência da comunidade local”, explica. Mototrilheiros também estariam praticando atividades proibidas, conforme ele.

Uma moradora, conforme Magno, lhe contou que foi inclusive agredida verbalmente por não permitir o acesso de jipeiros à sua propriedade. Outro agricultor relatou que viu jipes passando por dentro do rio que dá nome à localidade. “Esses veículos estão cheios de óleo”, constata Magno. “Além disso, o barulho simplesmente não combina com a natureza, afinal, aquilo lá é um santuário ecológico”, define. “Os ruídos acabam estressando os animais”, continua o ex-prefeito, relatando que não é apenas a fauna silvestre que sofre, mas também os bichos domésticos, caso de parte da criação de gado de uma moradora – segundo relato, os bois se assustaram, arrebentaram a cerca e fugiram. Em alguns locais, animais silvestres teriam desaparecido devido à movimentação de jipeiros.

Sinalização
Magno explica que verificará junto ao conselho gestor da APA a instalação de placas de sinalização em vários pontos, esclarecendo que a atividade é proibida pelo Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Vermelho/Humbold. Criada por lei, em 1998, e regulamentada pelo plano de manejo em 2011, a APA Rio Vermelho/Humbold contém 23 mil hectares (230 milhões de metros quadrados), equivalente a 48% do território são-bentense. Com a regulamentação, uma série de critérios relacionados à unidade de conservação foi estipulada. Entre eles, estão atividades permitidas ou proibidas na APA, que concentra-se fortemente na região de Rio Vermelho e Rio Natal.

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
igreja-cristo-rei-26273-1
Padre Humberto - Zuciane Peres (1)
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas