A Secretaria de Saúde de São Bento do Sul divulgou o balanço da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) nas escolas do município, onde foram aplicadas 1625 vacinas em meninas com idade entre 11 e 13 anos. A meta de 80%, estipulada pelo Ministério da Saúde, foi superada em 1,29%.
Mesmo com o fim da vacinação nas escolas, os pais podem procurar os postos de saúde para vacinar suas filhas. “Conforme as meninas vão completando 11 anos de idade, os pais já podem levá-las para tomar a dose”, explica o secretário de Saúde da cidade, Deodato Hruschka. As adolescentes com 12 e 13 anos devem tomar a dose neste ano, pois para o próximo não haverá mais para esta idade.
Proteção
A vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) ajuda a proteger contra o câncer de colo do útero e é aplicada em meninas entre 11 a 13 anos de idade. A vacina será administrada em três doses, sendo a próxima após seis meses e a terceira em cinco anos. Protegerá contra quatro subtipos de HPV: 6, 11, 16 e 18. Os tipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, que representam 95% dos casos de câncer no Brasil.