Pelo terceiro ano consecutivo, São Bento do Sul recebeu o curso de cerveja artesanal ministrado pelo bier sommelier e cervejeiro Luis Kolbach, de Joinville. Realizado durante sete horas, sábado, no Jimmi’s Pub, o treinamento reuniu 26 participantes, de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre, Joinville, Jaraguá do Sul e Curitiba.
O instrutor explicou, inicialmente, que fazer cerveja “nada mais é do que cozinhar”, conforme sua própria definição. “Tem gente que fica seis horas assando uma costela e tem gente que não frita um ovo”, comparou. Acompanhado pelo também cervejeiro André Tromm, Kolbach repassou detalhes sobre a produção caseira da bebida com poucos equipamentos.
Curiosidade
A legislação brasileira estabelece que pelo menos 55% da cerveja contenha malte de cevada, ou seja, em muitos casos – principalmente em relação às chamadas cervejas comerciais tradicionais –, os outros 45% são ingredientes como milho e arroz (cereais não maltados), diferentemente de cervejas mais elaboradas, as quais são 100% maltadas.
O processo de produção da cerveja consiste no controle de temperatura da água para extração de propriedades do malte e para interrupção da extração, passa também pela recirculação – ou filtragem –, seguida pela adição de lúpulo, planta cujas características são responsáveis pelo amargor, aroma e sabor da bebida.
Segundo Fernando Priebe, da organização do treinamento, será realizado novo curso em São Bento do Sul, em local e data a serem confirmados.