No dia 31 de março de 1954 – há 60 anos portanto, foi fundada a Escola de Música Donaldo Ritzmann. O estabelecimento, localizado no prédio que também comporta a Fundação Cultural de São Bento do Sul, destaca-se pelo nível dos professores e pela quantidade de alunos. Atualmente, 24 profissionais – todos formados – são os responsáveis pelo ensino de 435 estudantes.
Acordeão, baixo tuba, bateria, clarinete, contrabaixo, flauta doce, flauta transversal, piano, saxofone, teclado, trompete, trompa, trombone, bombardino, violino, viola clássica, viola caipira, violão e violoncelo são os instrumentos lecionados. Porém, a escola também tem aulas de teoria elementar da música, técnica vocal, harmonia, leitura métrica e musicalização infantil. O estabelecimento conta, ainda, com quinze grupos – formados por ex-alunos, alunos e professores. O atual diretor, Cláudio José Fagundes, é a sexta pessoa, em toda a história, a ocupar tal cargo.
O primeiro diretor foi o próprio Donaldo João Guilherme Ritzmann, nascido em abril de 1909, em Joinville. Ainda com três anos, ele se mudou para São Bento do Sul para morar com seu avô, o homeopata Guilherme Bollmann. Além de outras ocupações profissionais – como o comando da extinta Farmácia Bollmann –, Donaldo participou de uma série de atividades musicais, sendo o fundador da então Escola de Música da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, justamente o estabelecimento que hoje leva o seu nome – hoje a escola hoje é um dos órgãos da Fundação Cultural.
Programação
31 de março: sessão solene na Câmara de Vereadores (a partir das 19h30);
1º a 4 de abril: exposição fotográfica (visitação das 8 às 20 horas, na própria escola, sem fechar para almoço);
1º a 4 de abril: apresentações musicais (9h30, 14h30 e 19 horas, no auditório da escola, com entrada franca).
Donaldo Ritzmann permaneceu na direção da escola até 1990, vindo a falecer em maio de 1995. Na sessão solene de hoje à noite, na Câmara de Vereadores, a partir das 19h30, será feita uma homenagem a familiares de Donaldo e também à própria escola.
O propositor da sessão é o vereador Fernando Mallon (PMDB). “Uma instituição como essa merece a homenagem, ainda mais em uma cidade como a nossa, com toda a cultura musical existente”, explica o parlamentar. “A homenagem à escola se confunde com a homenagem ao próprio Donaldo Ritzmann”, diz Mallon.
Necessidade de maior estrutura
Por conta da necessidade de maior estrutura, a Fundação Cultural de São Bento do Sul já solicitou à Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) a elaboração de um pré-projeto para uma nova sede da escola, provavelmente em um terreno localizado no Loteamento Wunderwald, fundos da antiga fábrica de móveis Intercontinental. De acordo com o diretor da escola, os próprios professores deliberaram, em reunião, sobre a necessidade de uma nova sede, a qual, segundo as informações preliminares, terá trinta salas de aula, estúdio de gravação, anfiteatro, estacionamento e acessibilidade, entre outros detalhes. O presidente da Fundação Cultural, Braulio Hantschel, confirma o pré-projeto para uma nova sede. “Precisamos ampliar o espaço, porque a demanda é muito grande”, explica.
Saiba mais
A Escola de Música Donaldo Ritzmann está localizada na rua Largo Hugo Fischer, 45, Centro de São Bento do Sul. Os telefones são o 3633-4482 e 3633-6889. O site é o www.escolademusicadonaldo.com.br.
De acordo com Braulio, arquitetos da Amunesc estiveram no terreno, mesmo com a indefinição jurídica em que o imóvel está envolto após ser repassado, mediante termo de cessão, à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Bento do Sul. No terreno, conforme Braulio, a ideia é conciliar a nova escola com o espaço esportivo e de lazer que os moradores locais reivindicam. O presidente da Fundação Cultural também destaca que a municipalidade trabalha para conseguir um curso superior de música para São Bento do Sul.