Terça-feira, 8 de abril de 2025

Nesta sexta-feira começa mais uma edição

• Atualizado 11 anos atrás.

Inicia nesta sexta-feira a 16ª edição da Festa da Ovelha. Ao longo de três dias, o pacato município de Campo Alegre estará estruturado para recepcionar milhares de turistas. A abertura será às 19 horas, com a eleição da rainha. Pelo segundo ano consecutivo, a entidade que assume a realização da festa é a Associação dos Criadores de Ovinos do Paraíso da Serra. A festa inclui música, apresentações culturais, eventos esportivos, exposições, desfiles, tudo com entrada franca.

O espaço da festa será ocupado por barracas de entidades e outros expositores, grande parte destinados à venda de alimentos, artesanato, entre outros. Os R$ 300 mil orçados para a realização do evento − referente à estrutura em geral − foi empregado dentro dos prazos. “A Festa da Ovelha não tem o objetivo de lucro, mas sim de divulgar os atrativos turísticos do município. Com a receita dos patrocínios, vendas de bebidas e arrecadação das barracas, temos a intenção de fechar o caixa”, comenta o prefeito Rubens Blaszkowski.

Segurança

Para garantir a integridade dos visitantes da Festa da Ovelha, equipes de bombeiros, polícias civil, militar, rodoviária e empresa de segurança privada estarão trabalhando. Os principais acessos da cidade serão monitorados pela polícia rodoviária, enquanto os secundários ficam sob responsabilidade da civil e da militar.

Não será permitida a entrada na festa com garrafas de vidro. Haverá dois postos de polícia e bombeiros, um no final da Avenida Getúlio Vargas e outro atrás do palco de shows. “Fizemos uma reunião para discutir anteriormente as questões de segurança. Além de proibir as garrafas de vidro, o horário limite de funcionamento da festa será a meia-noite, e isso vale para os estabelecimentos comerciais também”, explica João Nilson Venera, da comissão organizadora.

Estrutura

Previsão de chuva não significa tempo ruim para quem de fato quer aproveitar a festa. Cerca de 7 mil metros de lona compõem a área coberta da festa, que passa pela principal praça de alimentação, shows e na Casa do Artesanato. Toda essa estrutura comporta mais de 20 mil pessoas. “Nem entra nessa conta os comércios locais, que também abrigam quem está passeando”, comenta Venera. Os membros da organização estarão identificados com a camiseta do evento para atender a quem precisar de informações.

Eventos esportivos e culturais

A programação esportiva já iniciou há duas semanas, com o Torneio de Futsal da Ovelha e o Torneio de Bingo com os grupos da Terceira Idade. Exposições fotográficas pela cidade e trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas municipais também completam os atrativos. A exposição fotográfica sobre Plátanos, realizada por alunos da Escola Jerônimo Francisco Coelho Pacheco, continua aberta durante a festa.

Exposição de ovinos

Pelo menos 80 ovelhas estarão expostas em uma tenda ao lado da festa. Dentre as raças, estão inscritas Hampshire Down, Suffolk, Poll Dorset, Texel, Ille de France, Dorber e Santa Ines. Os expositores vêm de diversas cidades de Santa Catarina, entre elas, Pomerode e Jaraguá do Sul.

Música para todos os gostos

Além do show no calçadão, na noite de sexta-feira, há a apresentação da banda de rock Jardim Elétrico no Pinn Ball Lanches. A programação de sábado inicia às 9 horas da manhã. Pela manhã, Leandro Panneitz e Johnny Schier fazem show às 11h30. Às 16 horas, sobe ao palco o Grupo Jeito Guri. Às 18h30, o som dos Sonatas embala a festa. O destaque da noite fica com o show nacional da dupla Gilberto e Gilmar.

No Pinn Ball, os shows de rock seguem com o Meggie Townsend, The Fingers e Tressultor a partir das 19 horas. O domingo inicia com o Trio da Saudade às 10 horas, seguido pelo rock do Homem Banda e Sua Mina ao meio-dia. Às 14 horas, show do Grupo Invernada Veterana. Às 15h30, toca a ex-The Voice Greicy Schwendner. Os shows de João Luiz Correa e Grupo Campeirismo são os destaques da última noite, seguidos pelo show de encerramento com a Manchester Band.

Desfile

O desfile festivo Campo Alegre e sua História ajuda a contar a história do município. Será no sábado, às 15 horas, e passa pela rua Raymundo Munhoz. Além das escolas, grupos de serviços, ovinocultores e amostras de produtos locais também desfilarão em homenagem ao aniversário do município.

Gastronomia

Chama a atenção, nesta edição, os estabelecimentos que servem carne de ovelha. A estrela da festa está presente como churrasco e em diversos pratos. Entre eles, estão a Associação dos Criadores de Ovinos, com cordeiro no fogo de chão; a Comunidade Evangélica Luterana; a Churrascaria Egon; o Restaurante do Ita; o Café Colonial Dom Camponês, que tem em seu cardápio doce de leite de ovelha, queijo de ovelha e outros; a SACA – Sociedade Amigos de Campo Alegre; o Restaurante Vierne; a pastelaria Alto da Serra, com hambúrguer de cordeiro, pastéis de cordeiro e outros; a panificadora Kidelícia, com pastel de ovelha; o Armazém Dona Francisca, com os tradicionais capeletti de cordeiro e hambúrguer de cordeiro; além da praça de alimentação da Festa da Ovelha.

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-07 at 16.26
Plenario Camara
Condor6
Patrick Vicente - Jonei
Acontece SC 1

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas