Terça-feira, 8 de abril de 2025

Os drones caem no gosto popular

• Atualizado 11 anos atrás.

Os drones, ou vants (veículos aéreos não tripulados), estão cada vez mais no gosto popular. Em São Bento do Sul, o empresário Sandro Jancoski, do ramo turístico, adquiriu pela internet um quadricóptero – ou seja, com quatro hélices – em outubro do ano passado.

Segundo ele, inicialmente o equipamento foi comprado para fazer fotos e vídeos dos seus clientes do circuito de arvorismo no Parque 23 de Setembro. “Havia uma dificuldade para fazer esses registros”, disse. “A ideia de adquiri-lo surgiu dessa necessidade”.

Repercussão

Vários registros feitos por Sandro com o drone tiveram grande repercussão na internet, sobretudo as imagens aéreas de São Bento do Sul. No último final de semana, várias fotografias feitas no Pedal da Mari foram compartilhadas por centenas de participantes da pedalada. Durante o evento, ele também fez vídeos de diferentes momentos, como a partida dos mais de trezentos ciclistas na Praça Getúlio Vargas.

Agora, explica Sandro, a clientela tem a possibilidade de levar para casa, além das lembranças, o material contendo as fotografias e as filmagens. No caso dos vídeos, ele ainda faz um pequeno trabalho de edição, colocando inclusive trilha sonora com momentos da aventura. Sandro explica que inicialmente comprou o drone com o controle remoto – e, depois, os acessórios auxiliares, como a câmera, o transmissor, a tela de imagens e o receptor.

O equipamento pode fazer apenas vídeos, vídeos e fotos simultaneamente (neste caso, as imagens fotográficas são ativadas manualmente) ou apenas fotos (programadas automaticamente). O drone de Sandro atinge um raio de até dois mil metros, seja para cima ou para os lados. Movido a bateria recarregável, tem autonomia para até quinze minutos. “Mas depende do tipo de voo”, relata ele.

Para fazer fotos aéreas a partir de alturas maiores, por exemplo, o equipamento sobe com mais velocidade, exigindo mais da bateria. Logo, sua duração é menor. O que também influencia na duração da bateira é a quantidade de “manobras” feitas com o drone. O equipamento dispõe de GPS para não perder seu rumo em caso de falta de energia. Sandro atualmente tem grande controle do equipamento controlado via rádio. Porém, segundo ele, até chegar a este ponto, várias vezes o drone acabou caindo e teve também suas hélices quebradas.

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-07 at 16.26
Plenario Camara
Condor6
Patrick Vicente - Jonei
Acontece SC 1

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas