O trecho de uma importante rodovia que liga os municípios do Planalto Norte ao Médio Vale do Itajaí segue interditado há mais de dois anos. Em dezembro de 2022, após fortes chuvas, o asfalto no quilômetro 133 da SC-477 cedeu e uma cratera se formou no local, forçando os motoristas a desviar por uma estrada de chão que alterna dias de poeira e barro. Passados mais de dois anos, o local continua como foi deixado, com barreiras impedindo o trânsito e o asfalto baixando dia após dia.
Nossa equipe de reportagem esteve no local na semana passada e encontrou funcionários de uma empresa de engenharia trabalhando na medição do solo. “A gente precisa verificar a resistência do solo mole até o impenetrável, que é a sondagem SPT com rotativa. Depois chega na rocha, que não consegue mais perfurar com SPT, e chega na sonda rotativa”, explica Rodrigo Azeredo Brum, engenheiro responsável pela equipe de sondagem no local.
O profissional explica que essa fase serve para identificar o solo firme para que se possa projetar qual melhor tipo de intervenção de obra. “Com isso o engenheiro projetista vai determinar qual tipo de fundação que vai ser executada. Com esses dados ele consegue ver onde vai fixar, onde fazer tirantes e etc”, ressaltou. Na placa instalada em uma das pontas do bloqueio, o trabalho atual é detalhado como “Elaboração do projeto básico e executivo e execução de obras de estabilização de parte do muro e estabilização de taludes de corte e aterro”. O prazo para término é 30 de junho, com custo de R$ 23,9 milhões.
O que diz o estado
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), por meio de sua assessoria de comunicação, informou que a empresa contratada tem prazo de dois meses para realizar o projeto executivo da obra, que está em fase final e deve ser entregue nos próximos dias. “Depois da análise e do ok da equipe técnica da pasta, as máquinas começam a trabalhar no local”, cita a nota.
Ainda conforme a secretaria, serão refeitas e modernizadas as caneletas e sistemas de drenagem, com muro novo 200 metros à frente e recuperação do muro de contenção que existia no local onde o asfalto desabou.
No jornal impresso de sábado (25) e domingo (26), você acompanha os relatos dos motoristas que passam pelo local.
Assista a reportagem em vídeo produzida sobre o tema pela equipe de A Gazeta:
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕