Na tarde de segunda-feira (20), a equipe da Gerência Regional de Educação retornou às atividades para os trabalhos internos em preparação para o ano letivo de 2025. O supervisor regional, Arnaldo Medeiros, recepcionou a equipe e deu início aos preparativos. Algumas novidades já estão presentes neste começo de ano, entre as quais se destaca a contratação de novos professores, aprovados no último concurso realizado no segundo semestre de 2024, e a parceria com o Senai para alguns cursos técnicos que passam a ser oferecidos aos estudantes do ensino médio. “Será um ano de muito trabalho, mas com muitos avanços. Os cursos técnicos serão oferecidos para dar oportunidade aos estudantes de formação no ensino médio e na preparação para o mercado de trabalho”, afirmou.
Neste primeiro ano, serão oferecidos cursos de automação industrial, móveis e design para móveis. Os estudantes estudam nas escolas e colégios na parte da manhã e, à tarde, rumam para o Senai, com incentivo do vale-transporte para o deslocamento. “É uma novidade, tudo buscando o melhor para o estudante. Neste primeiro momento, teremos turmas com 30 alunos, mas esperamos que nos anos futuros possamos oferecer mais vagas”, informou.
Para as salas de aula, estão sendo contratados 52 professores para atuar nas escolas de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre. Arnaldo explica que a documentação está sendo apresentada a fim de garantir que as aulas tenham início com todos os profissionais, preenchendo os cargos necessários para assegurar a qualidade na educação em todos os setores e etapas do ano letivo. Além disso, ainda há a necessidade de manter a contratação de alguns ACTs para o bom funcionamento desde o primeiro dia de aula.
Retorno
No dia 3 de fevereiro, está definido o retorno de todos os professores para uma semana de capacitação, com o objetivo de abordar os principais temas que serão trabalhados ao longo do ano letivo de 2025 e repassar as diretrizes gerais para o bom funcionamento do setor. “Vamos trabalhar muito alguns temas que precisamos melhorar, como a nota do Ideb e disciplinas como matemática, língua portuguesa e outras da grade curricular, com o objetivo de alcançar melhores resultados neste ano”, enfatizou.
Já no dia 10 de fevereiro, todos os estudantes retornam para as salas de aula com tudo organizado e devidamente preparado para receber a comunidade escolar.
Segurança
Questionado sobre a segurança nas escolas, uma das preocupações latentes nos últimos anos em Santa Catarina, especialmente devido a atentados registrados em estabelecimentos de ensino com vítimas fatais, Arnaldo Medeiros reitera a contratação de pessoal de segurança e o trabalho de policiais da reserva remunerada que estão nas escolas para garantir o bem-estar do ir e vir da comunidade escolar.
“Todas as escolas têm até dois vigilantes ou policiais de reserva. Não teremos problemas de as escolas ficarem desassistidas nesse sentido, até para dar tranquilidade aos pais, alunos e professores, que vivem o cotidiano da educação”, encerrou.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕