A reforma do Ginásio Annes Gualberto avança para a fase final com previsão de entrega em janeiro de 2025. O espaço foi modernizado, se tornou acessível e adaptado para as competições realizadas em São Bento do Sul.
O engenheiro civil da Prefeitura e fiscal da obra, Marcello Milla, detalhou as intervenções realizadas, destacando que a reforma engloba acessibilidade, funcionalidade, segurança e estética. “Teremos um elevador para cadeirantes que será instalado em breve, adaptamos os banheiros e criamos espaços específicos para pessoas com deficiência. Também tratamos o telhado com produtos contra cupins e reforçamos a estrutura para aumentar a durabilidade. A fachada recebeu um design contemporâneo com elementos metálicos, envidraçados e brises para controle solar”, explicou.
Além disso, Milla mencionou a instalação de um sistema preventivo contra incêndios e 16 câmeras de monitoramento, garantindo mais segurança ao espaço. A parte elétrica e de iluminação também foi modernizada, com refletores de LED já instalados, que prometem destacar o ginásio durante a noite. Outro detalhe importante é o novo corredor de acesso lateral para os vestiarios dos atletas, que servirá ainda como possível local para acompanhar os jogos em andamento, ampliando a capacidade de público do Annes, tendo como estimativa cerca de 1.300 pessoas.
Novos espaços
Luciano Weidner, presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD), destacou as melhorias substanciais nos espaços internos e externos. “Reposicionamos os banheiros para facilitar o acesso, criamos um sistema integrado de bilheteria, lanchonete e área administrativa no primeiro piso. A academia foi realocada para um espaço mais amplo, com novos equipamentos, somando um investimento superior a R$ 200 mil”, contou.
Externamente, a reforma incluirá um espaço multifuncional com quadras de basquete e vôlei, academia ao ar livre e áreas de convivência. Durante eventos, o local servirá como estacionamento, mas, nos finais de semana, será transformado em área de lazer para as famílias. “Estamos criando um espaço para todos, que vai além do esporte, promovendo lazer e integração comunitária”, afirmou.
Desafios e investimentos
A obra, que recebeu um investimento de quase R$ 4 milhões, enfrentou desafios como reforços estruturais, substituição de pilares danificados e roubos de cabos. Mesmo assim, o cronograma segue dentro do esperado. “Preservamos o charme do ginásio, na quadra iremos preservar o piso original de madeira para que mantenha sua identidade histórica, porém será tratada com uma empresa especializada de São Paulo, fazendo com que fique um espelho”, destacou Milla.
Com a conclusão da reforma, o Ginásio Annes Gualberto estará preparado para sediar grandes eventos, como a tradicional Copa Gazeta, além de atender às demandas esportivas e culturais da cidade. “Estamos orgulhosos do resultado de como está ficando e ansiosos para que o espaço seja aproveitado pela comunidade”, concluiu o presidente da FMD.
O projeto da reforma foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento em parceria com a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕