Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Trabalhadores da Celesc entram em greve por tempo indeterminado

A categoria já havia paralisado suas atividades no dia 18 de julho

• Atualizado 25 dias atrás.

Os moradores de São Bento do Sul que necessitarem de atendimento na Celesc vão se deparar com as portas fechadas novamente, e com um comunicado oficial informando a paralisação de colaboradores da Celesc. A última paralisação ocorreu no dia 18 de julho. A Intercel, coletivo dos sindicatos dos trabalhadores da Celesc, anunciou uma greve por tempo indeterminado a partir das 6 horas desta segunda-feira (12). O motivo é a postura negligente da diretoria da empresa, que, segundo os sindicatos, tem precarizado as condições de trabalho e aumentado a terceirização.

Os trabalhadores protestam pela falta de valorização e da ausência de uma contraproposta para o Acordo Coletivo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2024, apresentado em dezembro de 2023. A diretoria não definiu o acordo, apesar de as metas já estarem sendo apuradas.

Durante a greve, os serviços essenciais serão mantidos voluntariamente pelos trabalhadores. A Intercel pede apoio da sociedade para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados.

Confira na íntegra a nota da Intercel:
“A Intercel, coletivo dos sindicatos que representam os(as) trabalhadores(as) da Celesc, vem a público comunicar a população catarinense que a categoria entrará em greve por tempo indeterminado a partir das 06 horas da manhã do dia 12 de agosto.

O motivo da greve é a postura negligente da diretoria da empresa tanto na negociação de direitos dos(as) trabalhadores(as) quanto na gestão da empresa. Atuando com uma lógica privada, a diretoria tem precarizado condições de trabalho, o que impacta diretamente no serviço prestado à população. Apesar de todos os esforços da categoria em manter um atendimento de qualidade ao povo catarinense, a gestão desta diretoria além de não recompor o quadro de pessoal próprio e aumentar a terceirização, ainda implementou um sistema comercial que segue trazendo transtornos, decisões que levam os(as) trabalhadores(as) a situações inseguras tanto física quanto mentais, prejudicando a população como um todo.

Neste cenário, os(as) trabalhadores(as) da Celesc, que tem se dedicado a garantir o atendimento à população ainda têm sido atacados pela diretoria. Não há valorização dos celesquianos(as) enquanto responsáveis pelos bons números técnicos e financeiros da empresa. Mesmo com uma proposta encaminhada pela Intercel em dezembro de 2023 para o Acordo Coletivo de Participação nos Lucros e Resultados 2024 dos celesquianos(as), a diretoria não formalizou contraproposta, apostando em uma tentativa de divisão e enfraquecimento dos trabalhadores.

A negligência beira a irresponsabilidade com a gestão do patrimônio público, uma vez que a PLR é calculada através do resultado de um Contrato de Gestão e Resultados, aprovado ainda no fim do último ano. Passados oito meses, as metas já estão sendo apuradas e mesmo assim, a Diretoria ainda não definiu o Acordo dos(as) trabalhadores(as).

Deste modo, resta aos(às) empregados(as) a mobilização em defesa de seus direitos. Os(as) trabalhadores(as) pedem apoio à sociedade para que seus direitos sejam respeitados, garantindo condições para que o serviço de qualidade prestado pelos(as) celesquianos(as) continue a ser realizado. Durante a greve, os serviços essenciais serão mantidos de forma voluntária pelos(as) trabalhadores(as), reforçando o compromisso com a população.

Os sindicatos reafirmam a necessidade de avanços nas negociações dos acordos coletivos e da mudança de postura da diretoria da Celesc, para que os(as) trabalhadores(as) sejam valorizados(as) e continuem a atender o Estado de Santa Catarina com responsabilidade e qualidade, promovendo o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado.

Maiores informações você encontra no instagram @intercel.sc.

Celesc Pública, bom para todo mundo!”

A Gazeta entrou em contato com o gerente regional da Celesc, Carlos Becker. Ele retornou informando que a empresa está preparando um comunicado oficial, e vamos atualizar assim que recebê-lo.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

CAPA INFRAESTRUTURA URBANA - Foto Elvis Lozeiko (3)
WhatsApp Image 2025-04-28 at 10.41
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
Casa-pega-fogo-apos-homem-armado-com-machado-invadir-imovel-em-SC-1-944x531
Acontece SC 1

Mais lidas

WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.49
Dom João 2
WhatsApp Image 2025-04-25 at 11.32
Morte moto site
pexels-cottonbro-10466266

Notícias relacionadas