Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Funcionários da Celesc realizam nova paralisação após pedido de participação nos lucros

A categoria paralisou suas atividades neste dia 18 de julho, em protesto à postura da atual Diretoria da Celesc

• Atualizado 25 dias atrás.

Moradores de São Bento do Sul foram pegos de surpresa, nesta quinta-feira (18), ao se deparar com um comunicado oficial informando a paralisação de colaboradores da Celesc, que ocorre em todo o estado. Um dos principais motivos da paralisação é a negociação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2023-2024. 

A Gazeta esteve presencialmente em frente ao escritório da Celesc de São Bento do Sul durante a manhã desta quinta-feira (18) e presenciou pelo menos seis pessoas buscando atendimento e se deparando apenas com o comunicado na porta.

O diretor do Sindicato dos Eletricitários do Norte de Santa Catarina (Sindinorte), Ailton Communello, comentou sobre a decisão de paralisação. Ele mencionou que a diretoria da Celesc se recusou a negociar o acordo de participação nos lucros e resultados. Por isso, os trabalhadores decidiram aderir a um dia de paralisação.

Confira na íntegra a nota da Intercel:

“A Intercel, coletivo dos sindicatos que representam os(as) trabalhadores(as) da Celesc, vem a público comunicar à população catarinense que a categoria paralisará suas atividades neste dia 18 de julho, em protesto à postura da atual Diretoria da Celesc. Neste primeiro semestre de 2024, a Diretoria da empresa vêm assumindo uma postura de inércia em todas as demandas apresentadas pelas entidade sindicais, inclusive na negociação do acordo de PLR que prevê a participação dos celesquianos nos lucros e resultados da empresa, demonstrando a falta de valorização dos(as) empregados(as), ao mesmo tempo que, ignorando os apelos da entidade sindical, insistiu na implantação de um novo sistema de atendimento comercial que ocasionou um verdadeiro caos no atendimento em todas as lojas do estado, trazendo prejuízos à sociedade catarinense e aos atendentes comerciais, ante a precariedade e as constantes falhas no sistema e na emissão das faturas de energia.

A Celesc é uma das melhores distribuidoras de energia elétrica do Brasil, vencedora de prêmios, evidenciando o trabalho de qualidade que os(as) celesquianos(as) prestam à sociedade. Infelizmente, a Diretoria da Celes não reconhece o valor da categoria, protelando negociações que impactam a saúde dos trabalhadores, além de sua remuneração e vida. Há poucos meses, foi vivenciado nas regiões de São Paulo e no Rio Grande do Sul, um caos por conta da privatização das distribuidoras de energia elétrica. Mesmo com este exemplo claro, a Diretoria tem planejado a terceirização do atendimento à sociedade, precarizando a qualidade, o que refletirá negativamente no atendimento à população, e desta forma mascarando uma futura privatização da Celesc.

Deste modo, resta aos(as) empregados(as) a mobilização em defesa de seus direitos e da sociedade catarinense. Os(as) trabalhadores(as) pedem apoio à população para que seus direitos sejam respeitados, garantindo condições para que o serviço de qualidade prestado pelos(as) celesquianos(as) continue. Durante a paralisação os serviços essenciais serão mantidos de forma voluntária pelos(as) trabalhadores(as), reforçando o compromisso com a população.

Os sindicatos reafirmam a necessidade de avanços nas negociações dos Acordos Coletivos e da mudança de postura da Diretoria da Celesc, para que os trabalhadores tenham melhores condições laborais e, assim, consigam atender a população com responsabilidade e qualidade, promovendo o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado.”

A Gazeta entrou em contato com o gerente regional da Celesc, Carlos Becker. Ele retornou informando que a empresa está preparando um comunicado oficial, e vamos atualizar assim que recebê-lo.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

CAPA INFRAESTRUTURA URBANA - Foto Elvis Lozeiko (3)
WhatsApp Image 2025-04-28 at 10.41
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
Casa-pega-fogo-apos-homem-armado-com-machado-invadir-imovel-em-SC-1-944x531
Acontece SC 1

Mais lidas

WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.49
Dom João 2
WhatsApp Image 2025-04-25 at 11.32
Morte moto site
pexels-cottonbro-10466266

Notícias relacionadas