Todos os dias, os profissionais da Cooperativa de Catadores de São Bento do Sul coletam, separam e reciclam resíduos sólidos. A atividade contribui para preservação do meio ambiente, limpeza urbana, desenvolvimento de emprego e reaproveitamento de diversos materiais. E você deve auxiliar nisso todos os dias, separando o lixo comum do material reciclado.
Apesar da importância do trabalho realizado, os catadores enfrentam uma série de desafios diários. A falta de conscientização da população sobre a importância da separação correta dos resíduos é um dos maiores obstáculos. Muitos ainda descartam lixo reciclável misturado com orgânicos e outros tipos de resíduos, dificultando o processo de separação.
Ao recolher materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal, a cooperativa pode direcionar esses materiais para reciclagem, evitando que sejam descartados de forma inadequada no meio ambiente.
A situação difícil enfrentada foi salientada pela presidente da Cooperativa de Catadores de São Bento do Sul, Sandra Alves de Lima, em tribuna livre na Câmara de Vereadores no mês passado. O vídeo publicado por A Gazeta teve uma grande repercussão e despertou o espírito solidário da população. “Hoje eu coloco minha cabeça no travesseiro e durmo sossegada, pois o povo de São Bento tem um coração grande, nos ajudaram muito nos últimos dias com as doações de alimentos e outras melhorias, devido ao que passamos nos últimos meses com a baixa arrecadação”, comenta.
Mas os desafios são diários, e a ajuda não pode parar. “As coisas estão melhorando e esperamos que a população continue contribuindo, separando o lixo corretamente e fazendo a reciclagem, pois isso pode ser a renda de muitas famílias”, solicitou.
O Samae de São Bento do Sul também está com dois editais abertos, tanto para auxiliar as cooperativas já existentes quanto para aqueles que estão em processo de formação.
Confira a reportagem em vídeo:
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕