O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados relacionados a alfabetização no país, referentes ao Censo Demográfico de 2022. São Bento do Sul se destacou entre os municípios com 50 mil a 100 mil habitantes, registrando a menor taxa de analfabetismo do Brasil, com apenas 1,7%, ficando em primeiro lugar na lista desse grupo, que conta, em seguida, com as cidades de Campo Bom (RS), Itapema (SC), Farroupilha (RS) e Indaial (SC).
A taxa de analfabetismo leva em consideração as pessoas com 15 anos ou mais. De acordo com as informações censitárias, dentre os moradores são-bentenses nessa faixa, 66.270 são alfabetizados (98,28%), enquanto 1.162 (1,72%) são analfabetos. Para ser considerada alfabetizada, a pessoa tem que saber ler e escrever pelo menos um bilhete simples ou uma lista de compras, independentemente de estar ou não frequentando escola ou ter concluído períodos letivos.
O levantamento
O Censo foi realizado de 2022 a abril de 2023. O mais completo levantamento da realidade brasileira chegou a ser apresentado em São Bento do Sul, em uma reunião de planejamento na Prefeitura, no fim de 2019, para início dos trabalhos em 2020. Contudo, devido ao quadro de pandemia da Covid, foi adiado para o ano seguinte. Porém, novamente o Censo foi postergado, no caso, em 2021, mas por questões orçamentárias.
A matéria completa, na qual o setor educacional comemora o resultado e comenta ações, está disponível apenas para assinantes neste link. No jornal impresso, a reportagem completa saiu na edição desta terça-feira (21).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕