Terça-feira, 22 de abril de 2025

Corpo de Bombeiros completa 40 anos de salvamentos em São Bento

Instituída em 13 de abril de 1984, a corporação atende cerca de 5 mil ocorrências por ano no município

• Atualizado 18 dias atrás.

A 2ª Companhia do 9º Batalhão de Bombeiros Militar de São Bento do Sul comemorou no sábado (13) quatro décadas de serviços prestados à comunidade. Fundada em 13 de abril de 1984, a instituição de São Bento do Sul, tornou-se uma referência em atendimento de emergência, resgate e prevenção de incêndios na região, com quase 5 mil ocorrências atendidas por ano.

Para celebrar os 40 anos, um evento especial ocorreu no sábado (13), às 19 horas, na Praça Jardim dos Imigrantes: a Corrida do Fogo. Foi a primeira prova noturna da cidade organizada pelos bombeiros militares da região do Planalto Norte.

Os bombeiros de São Bento contam tanto com efetivos militares, quanto de bombeiros comunitários. O tenente João Ricardo Prochmann (foto abaixo), que integra o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina desde 2016, compartilhou um pouco de sua jornada profissional, que inclui passagens por Florianópolis, Canoinhas e, atualmente, o comando de Rio Negrinho e São Bento do Sul (interinamente).

Segundo ele, ao longo desses 40 anos, a corporação tem desempenhado um papel crucial na segurança e no bem-estar dos são-bentenses, onde além do trabalho operacional a parte administrativa tem sido feita com responsabilidade, seguindo com uma cidade em constante expansão. “Trabalhar no município foi um desafio significativo, foi o primeiro quartel que eu de fato comecei a atuar como oficial do Corpo de Bombeiros e essa experiência foi enriquecedora e contribuiu muito para minha carreira”, destacou.

Quem também compartilhou um pouco de sua história com A Gazeta foi o sargento Claimir Bonassi de Paula, bombeiro militar há 29 anos. Ele compartilhou detalhes de sua jornada desde que chegou a São Bento do Sul, em abril de 1995. Ele citou o avanço na estrutura da corporação, e lembrou a ocorrência mais marcante em que atuou. Veja seu relato clicando aqui.

Quem também é uma marca de dedicação em ajudar o próximo é Elisandro Ropelato, que atua como Bombeiros Comunitário em São Bento do Sul. Com 24 anos de dedicação voluntária, ele é o mais antigo na companhia. Confira um pouco de sua jornada clicando aqui.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Dom João 2
Papa 2
Papa
Mega Sena site
Morte moto site

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas