A 2ª Companhia do 9º Batalhão de Bombeiros Militar de São Bento do Sul comemorou quatro décadas de serviços prestados à comunidade no sábado passado, dia 13. Em boa parte deste período, o sargento Claimir Bonassi de Paula esteve junto ao trabalhos. Há 29 anos como bombeiro militar, ele compartilhou detalhes de sua jornada desde que chegou a São Bento do Sul, em abril de 1995.
Natural de Concórdia, o bombeiro sempre sonhou em seguir essa carreira desde a infância, sendo São Bento a cidade que abraçou. Segundo ele, antigamente, o quartel compartilhava espaço com a Polícia Militar, contando com cerca de 15 bombeiros militares e todo o efetivo da PM. Com o passar do tempo e a separação dos batalhões, o número de bombeiros foi reduzindo significativamente, e apesar das dificuldades e da estrutura inicialmente inadequada, ao longo dos anos houveram melhorias significativas.
“Quando cheguei, o quartel operava com dois caminhões e uma ambulância adquirida por meio de uma rifa na cidade. Hoje, mesmo contando com todo o equipamento necessário, a quantidade de bombeiros é mais escassa, por isso, o incentivo é fundamental. Para as crianças que sonham em seguir a carreira de bombeiro, corra atrás, busque, que sempre dá certo no final”, conta.
Bonassi também comentou sobre a ocorrência mais marcante em sua carreira, sendo o acidente com um ônibus em 2015 na Serra Dona Francisca, que deixou 54 vítimas. “Cada ocorrência é uma situação distinta e quando envolve vidas a sensação e psicológico é diferente. Mesmo que no momento de cada ocorrência o lado profissional fale mais alto, após a passagem temos a sensação de dever cumprido, que fizemos a diferença na vida de alguém e isso é muito importante”, completou.
Outro bombeiro que compartilhou a sua história foi Elisandro Ropelato que se dedica voluntariamente há 24 anos na corporação de São Bento.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕