Uma polêmica envolvendo a piscina municipal Morgana Clement ganhou repercussão na manhã desta quarta-feira (03). Informações preliminares constavam que o local tinha sido interditado pela Vigilância Sanitária por falta de manutenção. Porém, a própria Fundação Municipal de Desportos (FMD) desmentiu a notícia, retomando, inclusive, as aulas no período da tarde.
Segundo Luciano Weidner, diretor-presidente da FMD, o local está liberado para uso. “A piscina não está interditada! A água está muita clara e em ótimas condições, com pH e cloro em níveis dentro dos parâmetros. Nossa piscina tem 750 mil litros, uma piscina muito funda. Isso precisam alguns dias para trabalharmos nela, fazermos a decantação e o tratamento, que foi feito na sexta-feira”, explicou.
Ariel Ferreira, responsável pela limpeza da piscina há mais de 13 anos, afirma que a limpeza geral acontece todas as segundas-feiras, além das limpezas habituais de filtro e colocação de produtos, que acontecem todos os dias. “Colocamos o sulfato de alumínio e vai puxando até a água ficar branca. Daí deixa decantar para começar a fazer a aspiração”, disse, explicando sobre o procedimento realizado na última semana.
Com mais de 600 alunos por semana, a piscina recebe aulas de natação infantil, adulto, hidroginástica e paranatação. “Tanto o pH quanto o cloro são medidos de forma constante. No mínimo três vezes ao dia fazemos a medição e dependendo dos níveis, fazemos a adequação”, frisou Bruno Fernandes, químico e responsável técnico pela piscina.
Fiscalização
A informação de que o local foi interditado pelo Centro de Vigilância em Saúde (CVS) começou a circular na manhã desta quarta-feira (3). “Lamentamos que este tipo de informação infundada e sem verificação seja ventilada em certos veículos de comunicação, pois a Vigilância esteve no local fazendo a sua função fiscalizatória, acompanhando o processo, e não interditou em momento algum a piscina”, disse Luciano.
Após todo o trabalho de limpeza a água foi checada, apresentando índices positivos e apontando qualidade para receber crianças, jovens e adultos com segurança. “A Vigilância constatou aqui os dados, registrando números de PH e cloro corretos. Ainda nesta quarta-feira, no período da tarde, os treinos já retornam normalmente aqui na Piscina Municipal”, afirmou o diretor-presidente da FMD.
Mais informações no jornal impresso desta quinta-feira (04).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕