Os casos de dengue cresceram absurdamente neste ano e atingiram níveis alarmantes, levando diversos estados, incluindo Santa Catarina, a declarar emergência. Milhares de pessoas já foram diagnosticadas com a doença e muitos óbitos também foram contabilizados. Segundo uma projeção feita pelo Ministério da Saúde, o Brasil pode chegar a 4,2 milhões de contaminados em 2024, número jamais visto até então.
Em São Bento do Sul, a situação pede atenção. O aumento considerável de focos do Aedes aegypti tem gerado preocupação entre as autoridades de saúde, por isso ações de prevenção estão sendo intensificadas para conscientizar a população a tomar as medidas necessárias a fim de evitar a reprodução do vetor.
O infectologista da Secretaria de Saúde, Luiz Felipe de Souza Moreira, alerta para o pico da doença, que é esperado para março e abril, isso em âmbito nacional. Essa avaliação é feita por diversas especialistas devido ao volume das precipitações e a temperatura ainda elevada, facilitando a proliferação do mosquito, ou seja, será necessário um esforço muito grande e uma escala de resposta muito maior.
Denúncias
Denúncias de possíveis criadouros do Aedes aegypti podem ser feitas na Ouvidoria da Prefeitura através dos números 156 ou 3631-6004 (WhatsApp) e pelo e-mail ouvidoria@saobentodosul.sc.gov.br.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕