Junto com a Quaresma também tem início a Campanha da Fraternidade. Neste ano, o tema escolhido é “Fraternidade e Amizade Social”, e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). O movimento ocorre durante cinco semanas, encerrando no final de março.
Segundo o padre Luciano José Toller, responsável pela Paróquia Puríssimo Coração de Maria, o tema convida a população a promover vínculos de amizade entre os povos, capazes de estimular a comunhão, a reconciliação entre as pessoas e o espírito fraterno. A intenção é construir uma sociedade sem ódio e divisões, com mentalidade aberta, priorizando o diálogo e o respeito as diferenças.
Além disso, a campanha faz um caminho quaresmal em três perspectivas, inspirada na Carta Encíclica Fratelli Tutti, assinada em outubro de 2020 pelo Papa Francisco, na Itália. “É neste documento que aparece o termo amizade social, que tem como base a conversa como caminho necessário para a cultura do encontro”, esclarece o pároco.
Através dessa carta, os fiéis são convidados a fazer um caminho quaresmal baseado em três perspectivas: ver, iluminar e agir. O primeiro passo, no caso, busca incentivar as pessoas a verem as situações de conflito, que geram inimizades e divisões. “Não podemos deixar a indiferença, a intolerância e o cancelamento imperar. Isso só aumenta o ódio, os homicídios e as guerras. É essencial se importar com o irmão, ter esse compromisso com ele e com a verdade”, explica.
O segundo impulsiona os fiéis a iluminar-se pelo Evangelho que os une como família. “A referência é a forma como Jesus tratava as pessoas, como chamava atenção daquelas que excluem, fazem divisão e se acham melhores que as outras. Ele orienta a compaixão, a benevolência”, comenta.
Já a terceira perspectiva estimula “agir” conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária. “A sugestão é largar as tendas para que haja espaço para o irmão. É uma ação capaz de abrir o nosso coração e mente para sair de nossa bolha e dar espaço ao outro”, diz.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕