Aprender a tocar um instrumento musical está entre o desejo de muitas crianças e adolescentes. Mas, às vezes, devido ao valor da mensalidade ou do aparelho musical, este sonho precisa ser adiado. Porém, um novo projeto gratuito vai iniciar em São Bento do Sul. Trata-se da “Oficina de Violão Profª Lai – 1º Movimento”, oferecida pela professora Laíne Cielusinsky Train, no Ceu das Artes, no bairro Serra Alta.
As aulas terão início no dia 2 de fevereiro, sendo oferecidas para crianças de 9 a 12 anos, de forma totalmente gratuita. Conforme Laíne, o objetivo será proporcionar às crianças do município o acesso a aulas de qualidade, além de serem fornecidos os materiais musicais necessários para aula, como o violão com capa, afinador e pedestal.
“Os materiais de apoio, como impressões, também serão disponibilizados. Eles também poderão levar para casa, para estudar durante a semana”, conta.
Além disso, a oficina tem como intuito reduzir, ao menos um pouco, os efeitos da pandemia, na qual muitas crianças foram privadas do convívio coletivo. “E várias ainda trazem um atraso no desenvolvimento da coordenação motora, por ficarem reclusas”, acrescenta.
Ao todo, serão ofertadas 10 vagas, sendo duas para pessoas com deficiência, tanto física ou intelectual, onde terá acompanhamento de uma atendente inclusiva. “Essas duas vagas podem ser ocupadas por alunos de 9 a 15 anos”, menciona.
Como participar
A oficina terá duração de cinco meses, com previsão de encerramento para 29 de junho. Todas as aulas acontecerão nas sextas-feiras, das 8 às 10 horas. “O bom que é um tempo considerável para ter uma noção boa, vou trabalhar com eles noções de teoria, violão popular e violão clássico, quero dar uma boa base de toda essa iniciação pra eles”, detalha.
Essa modalidade de aulas de violão em grupo e que disponibilizem o instrumento durante o curso tem caráter inédito na região. Para isso, os recursos foram obtidos através do edital Estadual da lei Paulo Gustavo. “Já queria fazer esse projeto há tempo, fiquei bem feliz que através do Edital será possível”, diz.
A inscrição acontecerá de forma presencial, no próximo sábado, dia 20, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no Ceu das Artes. Mais detalhes serão postados na página do Instagram da professora (@lainetrainnoficial). Já quem deseja se candidatar a vaga de atendente educacional inclusiva, poderá entrar em contato com a professora, através do (47) 9631-9276 para fazer a inscrição.
Conheça a professora
Com uma longa bagagem profissional, Laíne já soma mais de 10 anos de atuação artística, como musicista, vocalista, compositora e produtora no coletivos Doces Profanos, grupo premiado em 2021 pelo IDC – Programa de Integração e Descentralização da Cultura, realizado pela Fundação Catarinense em Cultura.
Começou a dar aulas no período da pandemia, através da internet, com alunos de vários lugares do Brasil e até do exterior. Nos últimos anos, começou a dar aulas presenciais, atendendo os alunos nas suas próprias residências. Atualmente, a são-bentense está cursando a graduação de licenciatura em música.
Edital de apoio
O projeto tem a produção de Alessandra Nascimento, contemplado pelo Edital Lei Paulo Gustavo – LPG – D+ SC/2023. Realização Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal, Governo de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura e da Fundação Cultural de São Bento do Sul.
Se liga!
Projeto: Oficina de Violão Profª Lai – 1º Movimento
Inscrição: 20 de janeiro, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no CEU de artes “João Roesler”, em Serra Alta
Início: 2 de fevereiro, das 8 às 10 horas
Quanto: Gratuito, com empréstimo dos materiais musicais aos alunos
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕