Sábado, 19 de abril de 2025

Veja a planta que será usada para combater mosquitos em São Bento

Mudas da planta serão distribuídas para afugentar borrachudos e outros mosquitos

• Atualizado 16 dias atrás.

Uma infestação de borrachudos tem preocupado o setor de saúde pública do município. Apesar de pequenos, esses insetos causam incômodos significativos para quem vive no meio rural devido às suas picadas que provocam vermelhidão, dor e coceira na pele.

As ações de prevenção realizadas pelos órgãos de saúde, incluindo a aplicação de larvicida biológico em criadouros estratégicos, não têm sido suficientes. A reprodução dos borrachudos aumentou, principalmente no bairro Rio Vermelho Estação.

Os borrachudos procriam em água corrente, com a fêmea podendo depositar mais de 100 ovos por vez. As larvas necessitam de luz, matéria orgânica, água corrente, oxigênio e material para se fixarem, como folhas e capins, para se reproduzirem.

“Para prevenir e controlar a proliferação desses insetos, aplicamos larvicida nos rios para matar as larvas. Além disso, em parceria com profissionais de saúde e meio ambiente, descobrimos a Citronela, uma planta caseira que atua como repelente natural”, explicou a diretora do Centro de Vigilância à Saúde, Silvana Bianco Bauer.

A Citronela, eficaz como repelente quando plantada conforme a direção do vento, também ajuda a afastar mosquitos transmissores da Dengue. Em um projeto-piloto da Secretaria de Saúde, EPAGRI e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a Escola Emílio Engel promoveu uma palestra sobre o ciclo do borrachudo e os benefícios da Citronela, com a participação da farmacêutica e coordenadora do programa Farmácia Viva, Ana Carla Prade.

“Distribuímos mudas para as famílias plantarem em suas propriedades. Também ensinamos a fazer um difusor de ambientes com a planta, que pode ser usada in natura nos canteiros ou dentro de casa”, disse Ana.

Para expandir o uso da Citronela, Viviane Büttelbrum, diretora do Departamento de Meio Ambiente, anunciou um investimento para levar o projeto a mais comunidades, especialmente rurais, e a aquisição de sementes para cultivo no Horto Municipal e posterior distribuição. “O objetivo é disseminar o conhecimento sobre a Citronela e, em seguida, distribuir as mudas”, destacou.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
igreja-cristo-rei-26273-1
Padre Humberto - Zuciane Peres (1)
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas