Há mais de duas décadas, nascia um dos maiores eventos esportivos do Planalto Norte: a Copa Gazeta de Futsal. O torneio, que se tornou referência no estado, celebra em 2024 vinte anos de história, competição e muita emoção dentro das quadras. Para marcar essa edição especial, a reportagem de A Gazeta conversou com algumas das figuras mais importantes que fizeram e fazem parte dessa jornada. Entre elas, estão o primeiro atleta campeão, o recordista de participações, os fundadores da Copa e os organizadores que ajudaram a moldar o torneio ao longo dos anos.
A 20ª edição da Copa Gazeta/Maahs/Tuper de Futsal iniciou na semana passada, com o ginásio Helmuth Erico Herbst, em Campo Alegre, lotado. Esta é a primeira vez que a competição é realizada na cidade, após dezenove edições no Ginásio Annes Gualberto, em São Bento.
Manoel Alves Neto, o Maneco, entrou para a história como um dos primeiros atletas a levantar a taça da Copa Gazeta de Futsal, em sua edição inaugural em 2003. Em um jogo que teve mais de duas horas de duração, após empate de 9 x 9 no tempo normal entre Bom dia (Rio Negrinho) e Fredy Pneus (São Bento), a equipe rio-negrinhense conquistou o título na prorrogação, com um gol de pênalti.
“Foi um momento único, que ficará para sempre na minha memória. Na época, tínhamos uma grande equipe aqui em Rio Negrinho, o Bom Dia, e até hoje guardo com carinho a matéria do jornal sobre a conquista do nosso título, além da camisa, o troféu e as medalhas”, conta.
O ex-atleta também lembra do jogo acirrado na final e do apoio principalmente das famílias dos atletas, que foram as únicas pessoas que torceram para o Bom Dia na grande final.
“O ginásio estava lotado e nós tínhamos apenas alguns conhecidos, como esposas e filhos torcendo por nós, pois praticamente toda torcida era para a Fredy. Foi um jogo que teve um placar bem elástico em gols e a gente teve alguns destaques da nossa equipe que foram fundamentais. Na hora da expulsão do nosso goleiro, entrou o reserva, Márcio, fechando o gol, além do Marquinhos, que também estava em uma noite inspirada, fazendo cinco gols. Eu também tive a felicidade na morte súbita de dar o chapéu em outro atleta da Fredy e o árbitro acabou marcando o pênalti, o Marquinhos foi lá e fez, naquele momento o ginásio veio abaixo, porque não esperava que o nosso time iria ganhar do time são-bentense”, relembra Maneco.
Transmissão
Lembrando que para 20ª edição da Copa Gazeta/Maahs/Tuper de Futsal, são 15 times em disputa pela premiação e neste ano, todos os jogos serão transmitidos pelo Facebook e Youtube do jornal A Gazeta e pela rádioweb SBSonline.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕