Xandão na mira de SC

Críticas a Moraes unem lideranças conservadoras de SC após prisão domiciliar de Bolsonaro

• Atualizado 13 horas atrás.

Do governador Jorginho Mello aos parlamentares, todos focaram críticas a Xandão (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, é o alvo escolhido pelas lideranças conservadoras de SC após a decretação da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Do governador Jorginho Mello aos parlamentares, todos focaram críticas a Xandão. “Não é prendendo o maior líder de direita que vamos restabelecer a paz. A chapa está muito quente. As instituições precisam, de uma vez por todas, acalmar esse jogo”, destacou Jorginho Mello. “Um homem que não está sendo investigado é tratado como um condenado”, reforçou Jorge Seif.

“A alegação é infundada. Mas é clara a tentativa de retaliação e vingança”, destacou a líder da minoria na Câmara dos Deputados, Carol De Toni. “Eles estão seguindo exatamente o roteiro que planejaram há muito tempo”, frisou Julia Zanatta. “Vingança não é justiça. Presidente Alcolumbre, cadê o Senado?” questionou Daniel Freitas. “A decisão ocorre um dia após milhões de brasileiros irem às ruas, impossível não enxergar o viés político”, completou Ricardo Guidi.

Movimento
Parlamentares de oposição aproveitaram a retomada dos trabalhos no Congresso Nacional para levantar um movimento em defesa de Jair Bolsonaro. Com o senador Flávio Bolsonaro, o filho 01 à frente, pediram “anistia ampla, geral e irrestrita” ao ex-presidente. A ironia é que o “slogan” foi usado intensamente pela esquerda no período pré-abertura no regime militar.

Psicossocial
Foi aprovado pelo plenário da Alesc o Projeto de Lei do deputado estadual Mário Motta (PSD) que aprimora a Lei nº 16.852/2015, reforçando as diretrizes da Política Estadual de Busca de Pessoas Desaparecidas. A proposta, que agora segue para sanção do governador, visa aumentar a eficiência na localização de pessoas desaparecidas e garantir apoio psicossocial aos familiares.

Prefeitos
Prefeitos das 11 cidades da Associação do Planalto Norte (Amplanorte) levaram pleitos à Bancada do Norte, no Alesc Itinerante, em Mafra. Além do coordenador, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), a Bancada tem Adilson Girardi (MDB), Maurício Eskudlark (PL), Fernando Krelling (MDB), Lunelli (MDB), Matheus Cadorin (Novo), Sargento Lima (PL) e Maurício Peixer (PL).

FIA
Os dois editais do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de SC encerram suas inscrições com 638 projetos encaminhados por entidades da sociedade civil e órgãos públicos. Ao todo, são R$ 55 milhões em recursos disponíveis para o financiamento de iniciativas voltadas à promoção e à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Um avanço para uma área muito sensível.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Notas de falecimento (site) (3)
Sierra Eventos
fotos-nd-26-1300x975
Exportação
Panela preta com costela e batata

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-25 at 15.29
Reunião Sindusmobil
WhatsApp Image 2025-07-30 at 10.53
CAPA Golpe na Caixa 2
WhatsApp Image 2025-07-31 at 11.11

Notícias relacionadas