Que Campo Alegre está se tornando um destino turístico, todos já sabem. E essa vocação tem ganhado pilares sólidos logo em sua base, nas crianças. Há 10 anos em funcionamento, um projeto da Prefeitura tem inserido aulas de Turismo e Educação Ambiental no currículo escolar dos alunos do pré ao quinto ano. Isso tem criado um sentimento de pertencimento não apenas nas crianças, mas também nos pais e demais familiares, que passam a observar os atrativos da cidade com outros olhos.
A disciplina está presente em todas as escolas do município que trabalham com a educação infantil desde 2016. A implementação da disciplina, conforme a secretária de Educação de Campo Alegre, Rosa Regina Dziedzic, vai de encontro com o desenvolvimento turístico da cidade. “Como vamos desenvolver o turismo se nosso aluno não está conhecendo o que é, para que é, como serve, o que isso traz de benefícios para a comunidade e como a família desse aluno pode desenvolver para usufruir desse turismo? Hoje, o turismo em Campo Alegre está muito desenvolvido. Temos inúmeros cafés, restaurantes, pousadas, casas e chalés para lugar”, ressalta.
O objetivo é desenvolver, desde cedo, o gosto pelo tema e pelo município. “Cada vez mais o município está atraindo mais turistas e investimentos. Nossas aulas terão que ser muito intensas para que essas crianças, daqui 10 anos, possam estar trabalhando dentro de algum setor turístico do município, resgatando a ideia de que não precisam sair de Campo Alegre para trabalhar”, disse a secretária.
Ao longo desses 10 anos, muitos empreendimentos turísticos surgiram. “Temos muitos pais que desenvolveram a plantação das frutas vermelhas, chalés, alguma casa foi transformada em pousada, muitos cafés e até produtos artesanais, que estão em grande crescimento no município por conta do turismo”, cita.
Ao todo, os alunos possuem quatro aulas de Turismo e Educação Ambiental por semana no ensino integral, e duas aulas da disciplina no ensino regular. “Se não cultivarmos a ideia de um meio ambiente protegido, limpo e preservado, não vamos atrair turistas. Temos que começar isso da criança pequena”, citou Rosa.
Este é o trecho de uma matéria publicada no jornal impresso do dia 8 de outubro de 2025. Para ter acesso ao conteúdo completo, solicite através do WhatsApp da redação.







