Você sabia? Campo Alegre tem aulas de turismo e educação ambiental na rede pública

Há 10 anos criada, disciplina faz com que crianças aprendam sobre preservação e turismo

• Atualizado 28 dias atrás.

Projeto abrange alunos do Pré ao 5º ano da rede de ensino (Foto: Christian Hacke / A Gazeta)

Que Campo Alegre está se tornando um destino turístico, todos já sabem. E essa vocação tem ganhado pilares sólidos logo em sua base, nas crianças. Há 10 anos em funcionamento, um projeto da Prefeitura tem inserido aulas de Turismo e Educação Ambiental no currículo escolar dos alunos do pré ao quinto ano. Isso tem criado um sentimento de pertencimento não apenas nas crianças, mas também nos pais e demais familiares, que passam a observar os atrativos da cidade com outros olhos.

A disciplina está presente em todas as escolas do município que trabalham com a educação infantil desde 2016. A implementação da disciplina, conforme a secretária de Educação de Campo Alegre, Rosa Regina Dziedzic, vai de encontro com o desenvolvimento turístico da cidade. “Como vamos desenvolver o turismo se nosso aluno não está conhecendo o que é, para que é, como serve, o que isso traz de benefícios para a comunidade e como a família desse aluno pode desenvolver para usufruir desse turismo? Hoje, o turismo em Campo Alegre está muito desenvolvido. Temos inúmeros cafés, restaurantes, pousadas, casas e chalés para lugar”, ressalta.

O objetivo é desenvolver, desde cedo, o gosto pelo tema e pelo município. “Cada vez mais o município está atraindo mais turistas e investimentos. Nossas aulas terão que ser muito intensas para que essas crianças, daqui 10 anos, possam estar trabalhando dentro de algum setor turístico do município, resgatando a ideia de que não precisam sair de Campo Alegre para trabalhar”, disse a secretária.

Ao longo desses 10 anos, muitos empreendimentos turísticos surgiram. “Temos muitos pais que desenvolveram a plantação das frutas vermelhas, chalés, alguma casa foi transformada em pousada, muitos cafés e até produtos artesanais, que estão em grande crescimento no município por conta do turismo”, cita.

Ao todo, os alunos possuem quatro aulas de Turismo e Educação Ambiental por semana no ensino integral, e duas aulas da disciplina no ensino regular. “Se não cultivarmos a ideia de um meio ambiente protegido, limpo e preservado, não vamos atrair turistas. Temos que começar isso da criança pequena”, citou Rosa.

Este é o trecho de uma matéria publicada no jornal impresso do dia 8 de outubro de 2025. Para ter acesso ao conteúdo completo, solicite através do WhatsApp da redação.

Últimas notícias

Ilustração do signo de Áries, com símbolo vermelho com dois chifres curvados, sobre fundo cinza e marrom-escuro
Literaria_exposição_Ana Julia
Dois hambúrgueres de proteína de soja em um prato preto
acidente itaiópolis (2)
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430

Mais lidas

10378960956830631661
Hipermercado Condor
WhatsApp Image 2025-11-13 at 18.42
secretaria de educação (4)
MIX - Lojão Astral

Notícias relacionadas