Sexta-feira, 4 de abril de 2025

Você conhece as vozes da 89 FM? Confira a história dos locutores da rádio

Com programação local, 89 FM é marcante no dia a dia de São Bento do Sul e região

• Atualizado 1 dias atrás.

No dia 13 de maio de 1989, São Bento do Sul recebeu uma novidade: a primeira rádio FM da cidade entrava no ar. E há 35 anos, a 89 FM segue informando e entretendo a população são-bentense. Mas muita coisa mudou nesse período.

Quando a 89 FM iniciou as atividades, a rádio tocava discos, depois passou para os CDs e hoje é tudo digital. Sidnei Adriano é o comunicador com mais tempo de casa, está há 34 anos, e comenta que antigamente era ‘raiz’, tinha que estar no estúdio o tempo todo. “Era uma música por música, vinheta por vinheta. Tudo no manual”, fala.

Nos 35 anos de 89 FM e 34 anos de profissão, a única coisa que o comunicador não viu mudar foi a relevância da rádio. “Além de informar, ela agrada e revela artistas locais”, comenta.

Sidnei relembra de todo carinho que já recebeu pelos ouvintes da rádio. “A 89 mudou a minha vida”, expõe. Ele comenta que quando começou, o radialista era visto como um verdadeiro artista. “Tinha muita magia, ainda tem, mas as coisas evoluíram e estão mais fáceis agora”, cita.

Ele acredita que a profissão tinha muita consideração porque na época era mais difícil e disputado trabalhar no estúdio. E guarda com carinho todas as visitas que recebeu, pois como antigamente não tinha redes sociais, as pessoas escutavam a voz pelo rádio e queriam conhecer quem era o dono dela. “Acredita que eu tinha até um fã clube”, fala rindo.

Vozes marcantes
Outra voz marcante é a da Linda Tomelin, que desde 2002 faz parte da equipe. Linda comenta que a 89 é uma extensão do seu nome, as pessoas associam ela à voz e ao rádio. “Sou comunicadora aqui e tenho alegria de fazer parte do dia de tanta gente”, conta.

“89 para mim é a realização de um sonho”, fala Márcio José Ronska, que quando pequeno acreditava que o rádio funcionava através do trabalho de um homem que trabalhava dentro dele. “Eu ouvia 89, ouvia o Sidnei, ouvia a Linda, e sonhava muito em trabalhar na rádio”, expõe. “Hoje eu brinco com a minha mãe que eu sou homenzinho de dentro da rádio”, cita.

Confira a matéria completa no jornal impresso desta segunda-feira (13).


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Ceppli
Câmara de São Bento do Sul
Acontece SC 1
WhatsApp-Image-2025-04-04-at-12.24
CORRIDA - Christian Hacke (4)

Mais lidas

Ceppli
Câmara de São Bento do Sul
Acontece SC 1
WhatsApp-Image-2025-04-04-at-12.24
CORRIDA - Christian Hacke (4)

Notícias relacionadas