Domingo, 6 de abril de 2025

Vereador cobra Samae sobre água suja em Rio Negrinho: ‘Não estão nem aí para o povo’

Vereador Ronei Lovemberger apresentou ofício pedindo explicações

• Atualizado 2 dias atrás.

A água turva que saiu nas torneiras de várias casas rio-negrinhenses entre sexta-feira (3) e domingo (5) causou transtornos, como a necessidade de limpeza de caixas d’água, novas lavagens de roupas e a impossibilidade de consumo durante quase três dias. Essa situação levou o vereador Ronei Lovemberger (Republicanos) a buscar explicações junto ao Serviço Autônomo Municipal de Saneamento Básico (Samae) nesta segunda-feira (6). Apesar de não ser recebido pela direção da autarquia, o parlamentar entregou um ofício e aguarda respostas.

“Fui lá para tentar falar com o diretor do Samae, para pedir explicação sobre o que aconteceu, mas ele não estava. Liguei e ele não me atendeu. Sempre está online e não responde. Então acabei fazendo um ofício e mandei para eles, pedindo uma satisfação para que possamos dar uma resposta à comunidade”, comentou Ronei. O vereador atribuiu o problema à falta de manutenção nas redes de água. “Os caras que são contratados para trabalhar no setor de água e esgoto vão fazer parquinho, e agora está estourando as bombas”, criticou.

“Isso acaba pesando para o povo que já paga um valor absurdo pela água, junto com o esgoto sanitário”, desabafou o parlamentar, que também questionou se a autarquia enviará servidores para limpar as caixas d’água da população ou se arcará com os prejuízos, como roupas perdidas ou máquinas de lavar danificadas. “Vão pagar o conserto das máquinas de lavar roupa que estragaram? Vão descontar o valor da água que será gasto, já que as pessoas tiveram que deixar as torneiras abertas por horas para tentar limpar?”, indagou.

Segundo Lovemberger, a intenção é que a autarquia se manifeste sobre o caso até o dia 27 deste mês. Caso contrário, novos requerimentos serão apresentados. “É um desgaste desnecessário. Eles não estão nem aí para o povo, fazem as coisas da maneira que querem, mas eu vou fazer o meu papel. Fui eleito pelo povo para cobrar”, afirmou.

Sem retorno
A água turva nas torneiras foi causada pelo rompimento de algumas redes adutoras na última sexta-feira, afetando diversos bairros da cidade, conforme comunicado do Samae em suas redes sociais. A última atualização, ainda da sexta-feira (3), mencionava o rompimento de uma rede adutora na Rua Brigadeiro Franco, no bairro Ceramarte, e a realização de uma manutenção emergencial na casa de bombas do bairro Jardim Hantschel. Procuramos o diretor da autarquia, Valdir Caetano Júnior, para obter informações atualizadas sobre a situação no município, mas não obtivemos retorno. O telefone de informações do Samae é o (47) 3644-2237 (WhatsApp).


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Mais lidas

MIX - AMORMIAU
Golpe
verdetec (2)
Ceppli
Câmara de São Bento do Sul

Notícias relacionadas