Veja quem é advogado são-bentense que participou de caminhada de Nikolas Ferreira até Brasília

Advogado são-bentense conta como foi a experiência

• Atualizado 6 meses atrás.

São-bentense foi o primeiro de Santa Catarina a se juntar ao grupo (Foto: Divulgação)
São-bentense foi o primeiro de Santa Catarina a se juntar ao grupo (Foto: Divulgação)
São-bentense foi o primeiro de Santa Catarina a se juntar ao grupo (Foto: Divulgação)

O advogado são-bentense Ely Silveira participou da caminhada liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL) até Brasília, que reuniu milhares de pessoas ao longo de praticamente sete dias. A mobilização teve início na semana passada, em Minas Gerais, e percorreu cerca de 235 quilômetros, sendo que Ely caminhou aproximadamente 170 km. O ato final ocorreu neste domingo (25), na capital federal, onde um grupo de pessoas se reuniu.

Ely classificou a experiência como inesquecível e relatou os desafios enfrentados ao longo do percurso, especialmente por conta das chuvas e do desgaste físico. Em alguns momentos, ficou sem conseguir utilizar o celular devido à água e a problemas no carregador. Ele contou que decidiu participar da caminhada de forma repentina, enquanto estava em Florianópolis para tratamento dentário, após assistir a vídeos do deputado nas redes sociais. Ainda na madrugada seguinte, embarcou para Goiânia e seguiu até Cristalina, onde encontrou o grupo e iniciou o percurso, sendo o primeiro catarinense a aderir ao movimento.

Com o passar dos dias, o grupo aumentou, passando a contar com a presença de parlamentares catarinenses. Na quinta-feira (22), Ely reduziu o ritmo da caminhada após ser convidado para conduzir o veículo que transportava familiares de Cleriston Pereira da Cunha, o Clezão, preso pelos atos de 8 de janeiro e que morreu em novembro de 2023 no Complexo Penitenciário da Papuda. O caso se tornou símbolo da luta contra as prisões relacionadas aos acontecimentos.

O esforço físico foi intenso, com dores musculares, bolhas nos pés e exposição ao sol forte e à chuva. No sábado, Ely caminhou cerca de 50 km, e no domingo chegou a Brasília sob temporal. “Quando vimos aquela multidão gritando ‘acorda Brasil’, foi de arrepiar. Deu um novo ânimo”, relata. Para o advogado, a caminhada não resolverá os problemas de imediato, mas representou um primeiro passo e um gesto de esperança.

Ely afirma que sua principal motivação foi a busca por justiça em relação aos presos dos atos de 8 de janeiro. Ele critica a condução dos processos e defende maior envolvimento da sociedade. “A única forma de mudar é participando. Nosso senso de justiça precisa ser maior que a dor”, conclui.

Confira o vídeo:

Últimas notícias

Serrá de Corupá
WhatsApp Image 2026-08-12 at 11.07
WhatsApp Image 2026-08-12 at 10.16
WhatsApp Image 2026-08-12 at 09.45
MIX - VENDA DE CUQUES

Mais lidas

WhatsApp Image 2026-08-05 at 10.45
O capotamento ocorreu na Rua Alfredo Klimek, enquanto a colisão aconteceu na Rua Barão do Rio Branco (Foto: BBM)
corpo de bombeiros
Notas de falecimento (site)
WhatsApp Image 2026-08-06 at 18.02

Notícias relacionadas