Veja qual é o prazo para empresa iniciar obra de recuperação da Rua Romualdo Quint

Via no bairro Rio Negro cedeu em julho do ano passado

• Atualizado 10 horas atrás.

Agora, empresa tem até 15 dias para iniciar os trabalhos na via (Foto: Christian Hacke / A Gazeta)

Um ato realizado na manhã da última sexta-feira (18) no gabinete do prefeito Antonio Tomazini marcou a assinatura da ordem de serviço para recuperação da Rua Romualdo Quint, no bairro Rio Negro, via que formou uma cratera após fortes chuvas em julho do ano passado. Participaram do ato alguns moradores da via, representantes da empresa vencedora da licitação e vereadores. O prazo para execução da obra é de seis meses a contar da assinatura do contrato, que tem valor aproximado de R$ 1,5 milhão.

A assinatura envolveu a empresa Freedom Engenharia e Construção, de Blumenau, que deve iniciar os trabalhos em até 15 dias. “A diferença da iniciativa privada com a iniciativa pública é brutal. Se fosse pela iniciativa privada, isso já estaria resolvido em seis meses, mas o poder público tem muitos entraves e tem que ser assim mesmo”, disse o prefeito. “Isso se transformou num fato político para cidade. Houve um trabalho muito legal de nossa parte, a licitação foi difícil, tivemos várias empresas concorrendo”, completou.

Luciano Thiesen, diretor da empresa, explicou que a Freedom já atua há 28 anos no ramo da construção civil, sendo também responsável por grandes obras como pontes e túneis. “A partir de semana que vem a gente já vai começar a logística da obra. Esses gabiões normalmente demoram 15 dias para chegar, mas como nossa empresa é uma das maiores consumidoras desse produto em Santa Catarina, já temos o material em estoque, por isso devemos começar antes”, explicou.

No local, a empresa terá que fazer a terraplanagem e o desbaste da área, conforme o projeto. “Primeiramente, precisamos fazer um levantamento para ver se teve movimentações de um ano para agora. Enquanto isso, nosso pessoal de engenharia já faz a marcação, aí vem a escavação, a montagem das gaiolas e depois é fechado. Conforme vai subindo vai sendo aterrado”, disse Luciano. “Lá são três muros, um mais embaixo, um intermediário e um mais acima”, completou Bruno Seefeld, secretário de Planejamento do município.

Após a conclusão dos trabalhos da Freedom, continuarão as obras de colocação do paver e da calçada na parte afetada. “A gente quer fazer antes do prazo, que é de seis meses. Terminar antes tem menos custo, maior lucro e fica melhor para a comunidade”, finalizou Luciano.

Mais detalhes sobre a contextualização dos trâmites anteriores à obra, como o desabamento, laudos técnicos, licitações e busca por recursos, podem ser conferidos na edição impressa do jornal conjunto dos dias 19 e 20 de julho de 2025.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Ilustração do signo de Áries, em fundo bege, contendo símbolo semelhante a um V com hastes arqueadas para fora
Xande Bastos
pexels-cottonbro-10466266-1536x1024-1
Xandre troféu
upa-27497

Mais lidas

montagem de fotos
Acidente das neves
WhatsApp Image 2025-07-18 at 16.15
homem-mata-amigo-tritura-corpo-em-liquidificador-e-esconde-na-geladeira-no-rj-1
carrata-desgovernada-invade-empresa-e-deixa-tres-feridos-em-vargeao-em-sc-5

Notícias relacionadas