Sebastião de Souza, de 66 anos, procurou o jornal A Gazeta para relatar um problema sofrido todo fim de mês pela comunidade do bairro Centenário: a busca por consultas no posto de saúde do bairro. Segundo ele, é preciso encarar uma longa fila atrás do agendamento para uma consulta sempre no último dia do mês. O morador acredita que um bairro tão grande como o Centenário precisa de mais dias para os agendamentos.
Como o último dia de fevereiro caiu sexta-feira (28), a fila foi grande em busca de atendimento. “Passei logo cedo e a fila estava na curva da creche! Tinha umas 100 pessoas eu acho”, disse Sebastião. “No ano passado eu fiz um exame e demorou seis meses pra eu poder mostrar pro médico, consegui só na semana passada”, revelou.
Ele acredita que, devido o tamanho do bairro, que já conta com mais de cinco mil moradores, é preciso que haja mais dias para o agendamento. “Aí você vai lá, fica horas na fila e não tem consulta, ou tem que ir às 3 horas da madrugada. É difícil um bairro tão grande ter poucas consultas”, lamenta.
O morador cita que procurou a Secretaria de Saúde no final de janeiro e conversou com o secretário Marcelo Marques, mas nenhuma solução de fato ocorreu. “Conversei com gente na rua que chegou 5 horas, aí chegou a sua vez no balcão e falaram que não tinha mais consulta. Tem idoso, hipertenso, paciente crônico que fica sem vaga”, frisou.
Sebastião conta que mora há mais de 40 anos no bairro e que o atendimento nem sempre foi assim. “Antes eu ia em qualquer dia que precisasse, marcava a consulta e tava tudo certo. Essa administração de agora tá pior a saúde mesmo”, desabafou.
O que diz a Secretaria de Saúde
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que o ESF 3 do bairro Centenário conta com um médico em livre demanda, disponível das 8 às 21 horas e sem interrupção de almoço. “Além disso, há um médico da família que atende 12 pacientes agendados pela manhã, reservando seis vagas para casos que necessitam de atendimento no mesmo dia, e oito pacientes durante a tarde referente aos programas. Dessa forma, garantimos tanto o acompanhamento contínuo dos pacientes quanto o atendimento de situações urgentes. Reforçamos nosso compromisso em oferecer um serviço de qualidade e estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas”, diz a nota.
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