Nesta Sexta-feira Santa, dois tradicionais espetáculos irão emocionar os moradores de São Bento do Sul: a “Paixão de Cristo”, no bairro Centenário, e o “Drama do Calvário”, no Centro. Ambas as encenações acontecem simultaneamente, a partir das 19h30, e retratam os últimos momentos da vida de Jesus Cristo.
No bairro Centenário, a 26ª edição da Paixão de Cristo será realizada em frente à Capela São Paulo Apóstolo. Com cerca de 60 voluntários, o espetáculo terá duração aproximada de duas horas. A performance começa com o Lava-Pés e segue para a Última Ceia. Depois, haverá o momento no Horto das Oliveiras, a prisão de Jesus e a luta dos discípulos para defendê-lo, seguidas pela ida de Jesus a Pilatos, o flagelo e a condenação à crucificação.
Entre as novidades, o público verá, este ano, a negação de Pedro. Na sequência, será encenada a crucificação, uma das cenas mais emocionantes da noite. O espetáculo termina com a morte de Jesus, um momento de silêncio e reflexão, antes de Jesus ser retirado da cruz e colocado nos braços de Maria, encerrando a encenação com a cena de despedida entre mãe e filho. O personagem principal, Jesus, será interpretado pelo são-bentense Cristian Lehnert, que colabora com o teatro há muitos anos.
Para arrecadar fundos, o grupo criou uma ação solidária com diversos prêmios, ao valor de R$ 5 por número. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (47) 99931-0109. Quem desejar ajudar de outra forma pode fazer uma doação, independentemente do valor, para a chave Pix 94842710900.
Em caso de chuva forte, a equipe colocará em prática um “plano B”, que será divulgado nas redes sociais, por meio do perfil @encenacaocentenario. Caso haja apenas chuvisco, a apresentação será mantida normalmente. O evento é aberto ao público e, no dia, o grupo teatral convida os espectadores a levarem um alimento não perecível, que será utilizado na montagem de cestas básicas a serem distribuídas à comunidade.
Drama do Calvário
Já no Centro, o Grupo Teatral Arno Fendrich promete surpreender com novidades na cenografia, trilha sonora e estrutura do espetáculo “Drama do Calvário”. A encenação ocorrerá no morro em frente à Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, com destaque para as novas cruzes e a participação do grupo Fazendo Arte, de Campo Alegre. O papel de Jesus Cristo será interpretado por dois atores – um atuando na parte do julgamento, e outro assumindo da marcha até a ressurreição.
O evento também contará com três telões, sendo um deles exclusivo para pessoas com deficiência. No dia do espetáculo, o público também está convidado a participar, às 15 horas, de um momento de oração ao redor das cruzes, junto ao elenco e à comunidade, no morro da Matriz. Após a Páscoa, as cruzes permanecerão no local para visitação.
Como o espetáculo requer uma grande estrutura, o grupo teatral ainda depende de patrocínios para cobrir os custos com iluminação, som e outros. Quem quiser contribuir pode fazer uma doação pela chave Pix 36.716.533/0001-11.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕