As obras de restauro e adequação do prédio que abrigará a nova sede do Procon de São Bento do Sul estão na fase final. O imóvel, localizado na Rua Capitão Ernesto Nunes, em frente ao Escritório Bar e Grill, foi adquirido em maio do ano passado pela prefeitura e, desde então, vem passando por diversas intervenções. A obra deverá ser entregue ainda neste mês e inaugurada oficialmente no começo de 2025.
A assinatura do contrato oficializando a compra do imóvel pela prefeitura ocorreu em maio de 2023, e a ideia era justamente abrigar um espaço maior e acessível para atendimento ao público. O Procon, que desde agosto de 2020 ocupava um imóvel próximo à rodoviária, posteriormente passou a atender anexo à prefeitura e hoje está no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper.
Conforme Andrea Tamanine, secretária de Desenvolvimento Econômico do município, a obra deverá ser entregue nos próximos dias, sendo necessárias algumas finalizações, como limpeza e demais ajustes. “A inauguração será em janeiro ou início de fevereiro, após o mobiliário ser instalado e o setor migrar para o novo prédio”, explica.
Durante a reforma, foram necessárias muitas intervenções, como correções no telhado, infiltrações etc. “Toda a área dos fundos da casa foi refeita: a cozinha foi elevada, os dois banheiros, a sala de arquivos e o hall. Foi feita nova entrada lateral com rampa, novo portão e piso do estacionamento, fechamentos com drywall, pintura etc.”, comentou Andrea.
Ao longo dos trabalhos, as equipes identificaram um problema ainda maior naquela região. “No terreno lateral, ao iniciar o nivelamento para o estacionamento aberto à população, começou a verter água. Havia um poço antigo ali e o encanamento era original ainda, tudo antigo. Teremos de refazer a tubulação para, somente após isso, continuar o projeto naquele espaço do terreno. Por isso tivemos de fechar com tapumes, mas isso não impedirá a inauguração”, ressalta.
A inauguração, agendada para o início do ano, só não será feita ainda em 2024 por conta da logística necessária. “Só não faremos em dezembro porque o mobiliário não foi totalmente entregue pelos fornecedores e porque a mudança precisa ser feita ainda, com a ampla divulgação às pessoas. O melhor, neste momento de final de ano, é continuar onde está, onde o cidadão já está habituado a ir”, concluiu a secretária.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕