Quinta-feira, 17 de abril de 2025

Veja a história da bebê que nasceu dentro da ambulância em São Bento

Ocorrência, na madrugada de terça-feira (09), foi repleta de emoções

• Atualizado 14 dias atrás.

A madrugada de terça-feira (09) tinha tudo para ser tranquila no plantão do Corpo de Bombeiros de São Bento do Sul não fosse por uma ligação às 2h29. Do outro lado do telefone, uma mulher de 30 anos em trabalho de parto. Rapidamente, a equipe de socorro se deslocou até o bairro Lençol, onde algo inesperado e mágico aconteceu.

O Auto Socorro de Urgência 399 (ASU) se deslocava para a ocorrência com três profissionais e uma estagiária. Um desses profissionais era o soldado Rodrigo Dadalt. “Era umas 2h30, soou o alarme, fomos acionados e informados que havia uma gestante em trabalho de parto no bairro Lençol. Deslocamos até lá e o pai da criança já estava em frente à casa. Entramos e a mãe informou que a bolsa havia rompido há mais ou menos uma hora”, contou.

Os profissionais então colocaram a mulher na viatura, a fim de encaminhá-la ao hospital. “Chegando na viatura começamos os procedimentos normais como sinais vitais e conferência dos dados da paciente. Solicitei à minha companheira que monitorasse de quanto tempo estavam as contrações e a mulher informou que ainda não tinham começado. Terminei de preencher a ficha, falei para deslocar ao hospital e a colega falou pra parar tudo porque a criança estava nascendo”, contou Dadalt.

De imediato, a guarnição parou e iniciou os procedimentos do parto. “Estávamos com o kit de parto pronto, pegamos a manta esterilizada e o pessoal iniciou os procedimentos. Ela deu à luz a uma menina saudável, bonitinha. A hora que a criança saiu já chorou, as meninas limparam e colocaram no colo da mãe. Mensuramos o cordão umbilical, clipamos os dois grampos e procedemos com o corte, iniciando deslocamento ao hospital. Ligamos informando que tinha acontecido o parto na viatura, chegamos e já estava tudo pronto, portas abertas, todo mundo sorridente”, lembrou o soldado.

A menina, de nome Vitória, e sua mãe foram encaminhada ao Hospital Sagrada Família, onde permaneceram aos cuidados da equipe da maternidade.

Emoção sem igual
Dadalt cita que a ocorrência foi algo inusitado e repleta de emoções. “É a primeira vez que eu e toda essa guarnição atendemos algo assim. Todos nós somos pais nessa guarnição que estávamos, foi uma ação diferente. Importante ter as duas meninas, que são mães e deram um conforto pra essa paciente. Nosso condutor também, o BC Machado, que está com um filho à caminho. Foi diferente, a gente voltou pra corporação e estamos neste êxtase”, frisou.

Conforme o tenente João Ricardo Prochmann, comandante do Corpo de Bombeiros em São Bento do Sul, ocorrências como essa são raras na região. “Os bombeiros trouxeram mais uma criança à vida. Importante ressaltar que todos os bombeiros socorristas são capacitados a realizar o parto. A ideia é que o bombeiro, quando recebe esse chamado, leve a mãe até o hospital, mas caso verificado que o parto é iminente, os bombeiros têm plena capacidade e conhecimento para realizar o parto e saber atender caso o parto tenha alguma complicação”, explicou. “Quem precisar, saiba que estão em boas mãos”, completou o comandante.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
igreja-cristo-rei-26273-1
Padre Humberto - Zuciane Peres (1)
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas