A decisão do governo do estado de notificar os 130 estudantes com maiores indícios de irregularidades nos cadastros do Universidade Gratuita e do Fumdesc é um passo necessário diante da gravidade das inconsistências reveladas. Ainda que o número represente apenas uma parcela do total — 16.693 casos identificados em revisão do TCE/SC —, a medida sinaliza o início de um processo de responsabilização que precisa ser criterioso e transparente.
É preocupante que programas voltados à democratização do acesso ao ensino superior estejam sendo utilizados de forma indevida, o que compromete a credibilidade das políticas públicas e penaliza estudantes que realmente necessitam do benefício. O envolvimento da Polícia Civil, MPSC e demais órgãos de controle é fundamental para garantir que os recursos públicos sejam utilizados com lisura. No entanto, é imprescindível que o processo continue até a análise completa de todos os casos. A educação não pode ser instrumento de oportunismo.
Violência
A publicação do 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública trouxe um dado positivo para Santa Catarina. O estado é o segundo do país com menor taxa de mortes violentas intencionais, com índice de 8,5 por 100 mil habitantes, na frente apenas de São Paulo (8,2) e atrás do Distrito Federal (8,9). Os estados com maiores taxas são Amapá (45,1), Bahia (40,6) e Ceará (37,5).
Feminicídio
O Anuário apontou uma queda do número de feminicídios em SC. Em 2023, foram 57 casos registrados, contra 50 em 2024. Considerando os números de 2025, são 25 casos registrados. O Delegado-Geral de Polícia Civil, Ulisses Gabriel, destaca que “as forças de segurança em parceria com o MPSC e o Judiciário de SC estão fazendo a diferença”.
DNIT
Surpreendeu o anúncio da saída do engenheiro Alysson de Andrade da Superintendência do DNIT-SC, órgão responsável pelas rodovias federais no estado. O também engenheiro Amauri Sousa Lima, ex-superintendente do DNIT na Bahia, assume o cargo. Ambos são servidores de carreira do órgão. A decisão passou ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB).
Ferrovias
Os governadores de SC, RS, PR e MS assinaram uma Carta Manifesto em defesa da infraestrutura ferroviária da Região Sul. O documento foi um dos encaminhamentos definidos no encontro realizado em 8 de julho, em Florianópolis. Eles também deliberaram, de forma unânime, pela criação de uma Comissão Interestadual para Assuntos Ferroviários da Malha Sul.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕