Sábado, 7 de junho de 2025

Único sobrevivente da tragédia das 27 curvas quer voltar à vida normal

Por:

• Atualizado 10 anos atrás.

Único sobrevivente entre os sete ocupantes do veículo Ipanema atingido por uma BMW no trecho conhecido como “27 Curvas”, Vanderlei Fernandes de Souza recupera-se em casa e passa bem. O jovem de 16 anos passou três dias em coma induzido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade Sagrada Família, em São Bento do Sul, após a ocorrência de trânsito registrada da noite do dia 6 de setembro.

Vanderlei ainda permaneceu mais quatro dias na UTI após sair do coma e outras duas semanas no quarto do hospital. Ele diz não lembrar de nada do fatídico dia e que só acordou quando já estava no Sagrada Família.
Sua irmã Veridiana, 19 anos, relata que Vanderlei sofreu fratura exposta na perna direita, traumatismo craniano e perfuração do pulmão. Atualmente, o jovem enfrenta alguma dificuldade para falar e principalmente para se alimentar, pois ainda tem alguns pontos na boca – resultado da cirurgia para corrigir o maxilar, que quebrou-se em três pontos. Ele tem consumido especialmente alimentos líquidos e perdeu alguns quilos por conta disso. Vanderlei não consegue apoiar a perna direita, igualmente em processo de recuperação. Para amenizar a situação, o jovem toma anti-inflamatórios e realiza consultas via rede pública de saúde de São Bento do Sul.

Torcedor do São Paulo Futebol Clube, Vanderlei trabalhava com pintura e conta que, agora, almeja procurar seguir carreira no serviço militar – o que era um desejo de sua mãe, que aniversariou dois dias antes da ocorrência de trânsito que lhe tirou a vida. Eles acreditam que o Poder Judiciário será competente ao julgar o motorista da BMW. “Acreditamos na Justiça dos homens, mas a maior justiça é a de Deus, porque essa nunca falha”, diz ela, que também agradece pelo bom atendimento recebido dos serviços de saúde e pelo apoio que familiares e amigos têm prestado.

No porta malas

Na noite do ocorrido, Vanderlei estava no porta-malas do veículo – uma das únicas partes da Ipanema que resistiu parcialmente à violenta colisão, cuja autoria é atribuída ao empresário Milton Zanghellini Rückl, 32 anos, que teria ingerido bebida alcoólica, empregado velocidade superior à permitida na via, ultrapassado em local proibido e invadido a pista contrária. Segundo a denúncia do Ministério Público (MP) do Estado de Santa Catarina, Milton colidiu a BMW lateralmente com um Gol e frontalmente com a Ipanema, causando a morte da mãe de Vanderlei e de Veridiana, Ilair dos Santos, e ainda de Nelson do Nascimento (condutor da Ipanema), Wagner Felipe dos Santos, Adriana Linzmeyer e Maria Eduarda Linzmeyer. Roselindo Fragoso, que também estava na Ipanema, morreu sete dias depois da ocorrência, a sexta vítima fatal. As outras vítimas eram vizinhas de Vanderlei e Veridiana, os quais moram em Fragosos com mais um irmão de 17 anos – na mesma casa em que residiam com a mãe.

AGUARDANDO JULGAMENTO NO PRESÍDIO

Milton está no Presídio Regional de Mafra desde o dia 9 de setembro. Segundo a promotora de Justiça Elaine Rita Auerbach, o empresário “assumiu o risco de causar a morte de outros condutores” e inclusive de sua filha, Kauana Ferlin Rückl, (que estava na BMW) e também de Gilceli de Paula Bilek, Anderson Bilek, Anderson Bilek Junior e Pedro Bilek, que estavam no veículo Gol. A denúncia da promotora foi parcialmente aceita pela Justiça. Dessa forma, Milton responde por seis homicídios qualificados e uma lesão corporal grave. O caso inclusive poderá ir a júri popular.

Auxílio à família

Quem quiser prestar auxílio à família, principalmente com a doação de alimentos, deve entrar em contato pelo telefone 8829-1219, com Veridiana.

Pesam contra o condutor da BMW detalhes citados na própria denúncia do MP, uma vez que, de acordo com a promotora Elaine Auerbach, ele dificultou a defesa das vítimas e, após ser encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros, saiu da ambulância e evadiu-se do local correndo. Segundo o Código Penal Brasileiro, Milton pode ter condenação de 12 a 30 anos de reclusão por cada um dos homicídios qualificados. A mesma denúncia ainda lembra que Milton já foi condenado judicialmente por homicídio no trânsito, quando teria empregado alta velocidade e invadido a contramão de direção, colidindo com um veículo e matando uma das passageiras, conforme processo-crime da Comarca de Fazenda Rio Grande/PR.

VEJA MAIS

Cinco morrem em batida frontal nas 27 curvas

Polícia investiga acidente que matou cinco pessoas da mesma família

Em depoimento, motorista da BMW afirmou estar a 70 km/h

Vítimas de acidente são sepultadas

Morre a 6ª vítima do acidente

Acidente nas 27 Curvas: Justiça acata parcialmente denúncia do MP

Últimas notícias

bebe-reborn-2
Casarão CA
Xande Bastos
corupa-futsal-20525-1-1024x768
annes-jonei-schritki-3-27370-1024x768

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-06-04 at 15.48
bolo-de-pote-944x531
Notas de falecimento (site) (5)
whatsapp-image-2025-06-02-at-22.16
Mudanças na área central - Jonei (2)

Notícias relacionadas