Uma aventura de dois anos que começa em São Bento e tem trajeto indefinido

Por:

• Atualizado 9 anos atrás.

Em 1873, o escritor francês Júlio Verne lançou um dos maiores clássicos da literatura. “A volta ao mundo em 80 dias” narra as aventuras do inglês Phileas Fogg e seu criado, Passepartout, que devido à uma aposta, embarcam em uma aventura com o objetivo de atravessar o mundo em pouco mais de dois meses. Apesar desta história ter mais de 140 anos, o tema ainda é mais do que atual, já que não são poucas as pessoas que largam tudo pela aventura de cruzar o planeta.

É o caso do são-bentense Beneth Torquato, 23 anos, que em pouco mais de duas semanas vai dar início a maior aventura de sua vida. Através do projeto próprio “Tire a bunda do sofá”, ele vai atravessar o mundo em dois anos, apenas com uma mochila nas costas e o espirito de aventura na mente e no coração.

Roteiro de viagem

Sua aventura começa ainda dentro do Brasil, no Rio de Janeiro. Depois, ele parte para São Paulo, onde pegará um avião rumo à Espanha. A ideia inicial do são-bentense é ficar três meses viajando pela Europa, para depois partir para a Ásia.
Apesar dos primeiros meses estarem definidos, a sequência da viagem se dará conforme as oportunidades. “Tenho estimativa de visitar 47 países, passando por todos os continentes. A ideia é ir sem muito planejamento, eu tenho uma linha para seguir, mas se estiver em algum país e surgir oportunidade para mudar, irei sem problemas”, conta. Apesar do objetivo ser completar a viagem em dois anos, ele não descarta aumentar a sua duração. “Se eu conseguir me sustentar além disso, posso ficar mais” diz.
Beneth reforça que fará a viagem apenas acompanhado de sua mochila. “Muita gente pensa que precisa levar um monte de coisas, mas na verdade é o contrário, pois quanto mais peso você estiver levando, mais terá que carregar nas costas”, diz, explicando o que terá consigo. “O mínimo de roupa, de eletrônico e tudo mais. Estou levando roupa para uma semana”, diz.
Ele espera conhecer muitas pessoas e lugares com a viagem, e tem seus objetivos bem definidos para explorar em cada país que chegar. “Primeiro de tudo, quero conhecer novas culturas e abrir a cabeça nesse sentido. Também pretendo experimentar comidas diferentes de vários países”, diz. Para completar, ele ainda espera provar as cervejas produzidas pelos países que passar. “Sou um apreciador, produzo a minha cerveja em casa e espero experimentar diversos tipos distintos, e também visitar as cervejarias”, encerra.

Tire a bunda do sofá

Para quem quiser acompanhar a aventura do são-bentense, ele criou o site www.tireabundadosofa.com.br. No portal, vai registrar todos os momentos da sua viagem e também dar dicas de onde ficar sem gastar muito, que lugares visitar, entre outros. “Um dos objetivos do site é mostrar para as pessoas como é bom viajar, como isso traz benefícios e não custa tão caro”, relata.

Início de tudo
Apesar de ter passado um período nos EUA em 2012, quando realizou um curso intensivo de inglês, Beneth conta que foi uma viagem a um país vizinho do Brasil que despertou seu gosto pela estrada. “Foi em 2013, quando fui de carro para o Uruguai, junto com meu pai e um amigo, sem planejamento algum. Ali eu vi como era legal”, conta. “A partir dali, nasceu o embrião que resultou na viagem”, resume.

Ele explica que depois disso sempre teve a intenção de realizar uma viagem longa, mas sempre ia adiando os planos. Em meados de 2014, após terminar sua faculdade de Sistemas de Telecomunicações, em Curitiba, ele retornou para São Bento, onde começou a trabalhar, e logo voltou aos estudos, para dessa vez cursar Engenharia Elétrica. “Depois de um tempo me vi na mesma rotina, de trabalho e faculdade, e vi que minha viagem estava distante”, comenta.

Foi então que, em março de 2015, ele tomou uma atitude. Decidiu largar o curso para se dedicar a organizar uma grande viagem pelo mundo. Sua primeira medida foi definir a data de saída, dia 22 de fevereiro, uma segunda-feira. “Isso eu não mudaria jamais, senão eu ficaria adiando a viagem cada vez mais”, explica.

Com a data definida, Beneth resolveu as questões envolvendo documentação, vacinas obrigatórias conforme cada país, entre outros detalhes. Além disso, ele passou a juntar dinheiro para garantir a viagem. “Primeira coisa que fiz foi vender o carro”, diz, e segue. “Também já tinha algum dinheiro guardado no banco, e quando eu decidi fazer a viagem, comecei a juntar mais ainda, economizando sempre o máximo que posso. Ainda vendi algumas coisas minhas, como meu computador”, relata.

Mesmo com todo o dinheiro guardado, ele comenta que não será o suficiente para se manter durante os dois anos da viagem. “Pretendo fazer bicos em bares, hotéis e o que aparecer. E também ganhar dinheiro através do meu site”, relata, citando também o projeto criado por ele para acompanhar a viagem.

Últimas notícias

Recipiente branco com macarrão e anchovas
acidente-entre-moto-e-carro-em-sbs
Rockfellers
David Corenswet como Superman em cena do filme
WhatsApp Image 2025-07-08 at 17.27

Mais lidas

Notas de falecimento (site) (3)
Notas de falecimento (site) (6)
WhatsApp Image 2025-07-02 at 18.16
WhatsApp-Image-2025-06-30-at-19.56
pexels-cottonbro-10466266

Notícias relacionadas