Existe um ditado que diz: “O cão é o melhor amigo do homem”. Mas, para Cristiane Aparecida Huebner, outro animal conquistou seu coração e ganhou um espaço de destaque em sua vida: o gato. E haja gatos em sua residência, situada no bairro Schramm. No entanto, os felinos estão lá por uma causa nobre, afinal, ela é protetora independente, resgata, cuida e encontra um lar para os animais.
A demanda é tão grande que, para atender a todos e ter um lugar seguro, em 2023, ela criou o AmorMiau SBS. No começo, para que o sonho saísse do papel e ganhasse forma, contou com a ajuda da amiga Daniela Cícera da Silva Klesener, que auxiliou na captação de recursos financeiros para a construção do gatil. Em seguida, outras pessoas também contribuíram, como os pedreiros Diego e Edenilson, que doaram toda a mão de obra. “Foram anjos na minha vida”, sorri.
Ela conta que resolveu criar o AmorMiau SBS justamente por seu amor aos animais – foi criada no interior, então sempre teve contato com a bicharada. Mas também porque já foi voluntária em outras entidades da causa animal e presenciou a realidade do tratamento dos felinos, uma vez que a maioria dos lares temporários é direcionada aos cães. Com isso, criou um espaço maior para atender às necessidades. “Eu digo que é uma troca, porque tenho muita gratidão, até me emociono ao falar, porque, graças a eles, não estou no fundo de uma cama. Porque me ocupa a cabeça. Já houve casos de o gato estar quase morto, ligo para o veterinário, conseguem animá-lo, ele volta, e ver depois o olhar deles de gratidão é surreal”, explica.
No primeiro mês em que o projeto começou a ganhar vida, o gatil chegou a ter mais de 100 gatos. Hoje, o número é menor, com cerca de 30 gatos adultos e mais 25 filhotes no berçário. Além disso, Huebner conta com a ajuda de um lar temporário. O AmorMiau SBS também tem 10 voluntários, que auxiliam na limpeza do espaço, nas atividades de resgate e nas feiras de adoção.
Amor e desafios
Mas, para ser um protetor independente, o trabalho não é nada fácil. Primeiro, não recebem para cuidar dos animais, muito pelo contrário: às vezes, precisam tirar do próprio bolso. E se não fossem eles, quantos cães e gatos estariam abandonados pelas ruas do município? A função é digna de respeito, mas ainda há aqueles que não entendem o que as entidades fazem.
Por exemplo, quando Cristiane começou com o projeto, chegou a ser denunciada, e o indivíduo relatou que o local era inapropriado para os gatos. “Eu pensei: como é o ser humano, não ajuda, mas faz esse papel de denunciar. Naquela época, pensei: será que continuo? Pelos gatos, nunca pensei em desistir, mas me perguntei se estava pronta para encarar todos os desafios de lidar com pessoas. Mas levei isso como motivação para me dar mais força e lutar ainda mais”, relata.
Agora, há outros percalços pela frente, como as dívidas em clínicas veterinárias, que, neste mês, chegam a quase R$ 20 mil. Quando Cristiane e outros voluntários resgatam os animais das ruas ou de lares inadequados, sempre há aquele gato vítima de maus-tratos ou doente. O primeiro destino é levá-los para os cuidados dos médicos veterinários, aos quais ela é grata pelo atendimento do Hospital Veterinário, Pet Vida e Brisal Animal, que sempre os atendem e são compreensivos com a causa. “Hoje, graças a Deus, não temos nenhum internado”, afirma.
Outros gastos também são para a manutenção do projeto, como a compra de produtos de limpeza, medicamentos e ração, sendo consumido, por semana, um pacote de 10 quilos. Muitos dos produtos são fornecidos por doação, além de o AmorMiau SBS realizar ações ao longo do mês, como bazares e rifas, para a compra dos mantimentos e para quitar as dívidas. Cristiane conta que, por mês, tirando as despesas nas clínicas, eles gastam, em média, R$ 2 mil.
Também há casos em que o projeto não consegue resgatar os animais por falta de espaço no gatil. Porém, quando isso acontece, os voluntários aconselham a pessoa que encontrou o animal a adotá-lo e também sugerem outros meios de ajuda, para que o gato não fique desamparado. Mas, para este ano, já está nos planos aumentar o gatil, construir uma nova ala e um espaço separado para os animais doentes.
Adoção
Alguns podem ser completamente pretos, enquanto outros são brancos com manchas pretas ou cinzas. São vários os gatos no gatil, e todos têm muito amor e carinho para oferecer ao novo tutor. Há aqueles que carregam uma história de superação e outros que nasceram no local, mas, para adotá-los, Cristiane é cautelosa ao entregá-los, afinal, quer garantir que o felino encontre um lar apropriado.
Além disso, todos os gatos adultos são castrados, com o apoio da Prefeitura. Já para os filhotes que serão adotados, Cristiane indica as clínicas que o projeto frequenta, que, por serem parceiras do AmorMiau SBS, oferecem preços sociais.
Sobre a ajuda da Prefeitura, ela menciona as castrações, que são realizadas gratuitamente, mas acredita que o poder público poderia auxiliar de outras formas, como oferecendo descontos em medicamentos e serviços veterinários, principalmente para os protetores independentes, que muitas vezes arcam sozinhos com o bem-estar dos animais. Além disso, ela sugere que, pelo menos uma vez por semana, os médicos veterinários da Secretaria de Agricultura visitassem as entidades da causa animal.
Para quem deseja ajudar com a manutenção do projeto, pois não são apenas os gatos que são melhores amigos de Cristiane, ela também, quando pode, recolhe outros animais. As doações podem ser feitas por meio da chave Pix amormiausbs@gmail.com.
Também há pontos de coleta no Centro, como a loja Prioridade 10, onde os munícipes podem deixar doações, tanto em dinheiro quanto em roupas, que serão destinadas aos bazares organizados pelo projeto. Para quem deseja visitar o gatil e adotar, na Clínica Vita Animal, em Campo Alegre, basta entrar em contato pelo número (47) 9 9949-4830. Esse número também pode ser usado por quem deseja se tornar voluntário do projeto.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕