Há exatamente um ano, moradores da Rua Romualdo Quint, no bairro Rio Negro, acordavam durante a madrugada com barulhos altos. Pela manhã, levaram um susto ao ver parte da rua com uma imensa cratera, não permitindo mais a passagem de veículos no local. A rua passava por obras de calçamento em paver e até mesmo parte dos materiais que seriam utilizados na via foram parar barranco abaixo.
Um dos moradores relatou, à época que havia acordado por volta das 4 horas para dar mamadeira ao filho pequeno. Minutos depois, teria ouvido diversos barulhos nas portas e janelas e achou que poderiam ser criminosos em sua casa. Porém, os barulhos eram da rua cedendo e desmoronando.
A rua em questão foi contemplada pelo programa de pavimentação da Prefeitura e receberia o calçamento em paver. O local já tinha recebido drenagem nova, sub base e o meio-fio, restando apenas o paver. Responsáveis pela empresa Concretiza, vencedora da licitação, estiveram no local no dia do ocorrido, mobilizando todo o maquinário necessário para evitar novos deslizamentos.
O entorno da Rua Romualdo Quint, próximo da sede da Associação de Moradores do bairro Rio Negro, sofre com problemas semelhantes desde que o loteamento em questão foi aberto, em meados dos anos 1960. Parte da Rua Paulo Taschek, próximo ao Fórum, também desmoronou e uma casa, em 2013, foi arrastada em outra via próxima.
Uma das primeiras ações da prefeitura, na época do incidente, foi decretar situação de emergência no local, o que proporcionou a vinda de especialistas para elaboração de laudos e, posteriormente, valores para recuperação da rua. Ainda, foi preciso realizar uma manobra de fornecimento de água para algumas residências, já que o encanamento original foi danificado com o deslizamento. Atualmente, ao menos duas famílias seguem sem conseguir acessar suas residências com seus veículos, apenas a pé.
Recuperação da rua
A prefeitura de São Bento do Sul, por meio da assessoria de imprensa, informou que homologou na última quinta-feira (10) a concorrência eletrônica que tinha como objetivo contratar empresa especializada para executar as obras de contenção do deslizamento da rua.
A empresa vencedora foi a Freedom Engenharia e Construção Ltda., com proposta no valor de pouco mais R$ 1,5 milhão. O contrato, segundo a prefeitura, será assinado no início da próxima semana e a previsão é de que a ordem de serviço seja emitida até o fim da semana, com início das obras em até 15 dias, após a mobilização de equipe, máquinas e estrutura necessária por parte da empresa contratada.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕