O município de Rio Negrinho continua despontando no cenário estadual quando o assunto é turismo. Seja ele histórico, religioso, urbano ou rural, todos os anos atrai diversos visitantes para o município e região. Mesmo assim, após tantos anos, o destino preferido dos turistas, principalmente no verão, continua sendo a Represa de Volta Grande e seus encantos.
Com cerca de 14 quilômetros de extensão, a represa localizada no distrito rio-negrinhense atrai pescadores e turistas que buscam pela tranquilidade do local. “A gente costuma receber mais turistas no verão, mas o ano todo tem gente. Até no frio o pessoal gosta de vir”, comenta Maria Edir Dudeck, responsável pelo Camping Lago Azul.


Ela conta que o espaço, que possui mais de 50 anos, possui 17 casas e 24 áreas de camping para locação. “Vem bastante turista de todo tipo de cidade e de fora do país também. Esses tempos veio um pessoal da Argentina. A gente não entendia muito bem eles, aí tinha que escrever no papel para eles entenderem”, brinca.
Outra opção de lazer no interior, um pouco mais adiante da represa, está o recanto Cabana da Mata. Estabelecido em 2021, o recanto foi criado na antiga usina da Móveis Ruckl, possuindo oito cachoeiras para visitação dos turistas e ampla área de camping.
Turismo religioso
Quem procura pelo turismo religioso pode encontrar, logo no centro da cidade, três opções de visitação. A primeira delas é a icônica Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua, bem no coração da cidade. Próximo a ela está a imponente capela da Igreja Luterana e também o Seminário São José, que promove missas abertas a comunidades todas as quartas-feiras às 19 horas e todo dia 19, às 19h30.
Mais retirado da cidade, na localidade de Boa Vista, se encontra o Mosteiro Trapista Nossa Senhora da Boa Vista. Em 2007, as Irmãs Trapistas de Quilvo, no Chile, buscavam a construção de um local em solo brasileiro para um novo mosteiro, escolhendo assim Rio Negrinho.


Com missas todos os domingos a partir das 10 horas, o local atrai diversos turistas que buscam também pelos famosos chocolates das irmãs, produzidos dentro do próprio mosteiro. Outra novidade será a produção de cerveja, cujo projeto de implementação pelas monjas já está em andamento.
Do rural ao passeio de trem
Ainda no turismo rural, desponta a estrutura da Fazenda Evaristo, um expoente quando o assunto é camping e lazer bem próximos da cidade. Outros recantos e cabanas para locação também se beneficiam dos atrativos da cidade, atraindo turistas de todos os cantos do país.
Porém, um dos principais equipamentos turísticos da cidade é o Trem da Serra do Mar. Com passeios de Rio Negrinho a Corupá à bordo da Maria Fumaça, milhares de passageiros participam do passeio todos os anos. Até mesmo quem está fora do trem fica encantado com a histórica locomotiva, que parece desfilar sobre os trilhos.
Para finalizar (ou iniciar) sua passagem em Rio Negrinho, a área central possui diversos pontos de visitação, como o Museu Carlos Lampe, o Museu da Cimó e sua icônica chaminé, o Casarão Zipperer e a Praça do Avião.
Confira a reportagem em vídeo:
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕