Começa nessa quinta-feira (4) um dos maiores eventos off-road do país, o Transcatarina. Com largada na cidade de Fraiburgo e passando por diversos municípios catarinenses, o desafio chega a Rio Negrinho e São Bento do Sul na próxima semana. Na competição desse ano, sete são-benteses e um pienense representam a região e vão em busca de muita adrenalina e de troféus.
Na quarta-feira (3), o dia foi marcado pela chegada dos competidores em Fraiburgo, de onde largam as categorias nesta quinta-feira (4). De São Bento do Sul participam Patrick Adriano Celeski e André Lucas Munhoz na categoria Master, Osmar Fleischmann e Vitor Fleischmann na Graduado, Marcio Roberto Neneve e Luis Fernando Neppel na Turismo Light e José Carlos Celeski (de Piên) e Leandro José Machado na Turismo Light.
Conforme Patrick, a competição inicia nesta quinta-feira (4) com um prólogo. “É uma competição mais curta que organiza a ordem de largada. A competição é definida por tempo, não é quem chega antes ou vai mais rápido. Todas as categorias largam de minuto em minuto e fazem o mesmo trajeto. Ganha quem passar nos pontos de controle, os PC’s, no tempo exato. Mas esses pontos de controle não sabemos onde estão, é tudo por satélite. Precisa ser o mais regular possível, começar bem e terminar bem”, explicou.
No rally de regularidade, todos os competidores começam a disputa com zero pontos e quem perder menos durante a disputa, vence a categoria. A primeira semana da competição será de rally e a segunda, de passeio. ” Eles vão sair de Fraiburgo e terminar em Jaraguá do Sul, vão passar por São Bento do Sul. Esse é o trilhão, larga todo mundo junto, a hora que um encalha todos param ajudar”, citou Patrick.
A competição
Nesta primeira etapa do Transcatarina, estão em disputa as categorias Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light. O roteiro completo tem aproximadamente 500 km, entre Fraiburgo e Caçador, passando também Rio das Antas e Calmon.
De acordo com o diretor de prova, Vander Hirt, os competidores vão acelerar em trilhas dentro de fazendas de pinus e pelos pomares de maçã, e terão uma planilha com médias de velocidade justas e com bastante pegadinhas. De volta a Fraiburgo, o encerramento do rally de regularidade é no dia sábado, com a premiação dos vencedores às 19h30.
No domingo (7), a programação segue com o Rally da Inclusão – uma ação social que tem por objetivo oferecer às crianças e adolescentes com algum tipo de comprometimento intelectual e cognitivo, a chance de viver o universo do fora-de-estrada e as sensações experimentadas por pilotos e navegadores.
E, a partir de segunda-feira, dia 8, os participantes das categorias de Turismo começam a se concentrar no Hotel Renar. São três categorias: Adventure (1, 2 e 3), Passeio Radical (1, 2 e 3) e Passeio Expedition. A partir do dia 10, o Transcatarina começa a se espalhar pelo interior catarinense, tendo cada categoria um roteiro diferente, inclusive passando por São Bento do Sul. O destino é o Parque Municipal de Eventos, em Jaraguá do Sul.
Participantes da região
São Bento do Sul
– Patrick Adriano Celeski e André Lucas Munhoz na Master
– Osmar Fleischmann e Vitor Fleischmann na Graduado
– Márcio Roberto Neneve e Luis Fernando Neppel na Turismo Light
– José Carlos Celeski (Piên) e Leandro José Machado na Turismo Light
Leia a matéria completa na edição do jornal impresso desta quinta-feira (4).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕