Tinta feita de terra, cola e água é usada em casa no interior de São Bento

Projeto da Epagri reuniu interessados em aprender a técnica e imóvel de agricultor foi pintado

• Atualizado 3 meses atrás.

Uma iniciativa para promover a união entre os produtores rurais e proporcionar conhecimento sobre técnicas de pintura sustentáveis ocorreu na residência dos agricultores Tiago Muehlmann e sua esposa, Daniela Muehlmann, no bairro Rio Vermelho Povoado. A oficina de pintura natural foi desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), reforçando a importância de práticas ecológicas.

Rogério Pietrzacka, extensionista rural da Epagri, explicou a iniciativa: “Foi uma ação que propusemos para uma família que já atendemos do ponto de vista técnico. É uma ação de capital humano e social, utilizando as cores naturais da terra para criar uma tinta sustentável, substituindo a tinta industrial. Ela é feita basicamente de terra, cola e água, elementos simples e de baixo custo que podem ser encontrados na própria propriedade ou comprados por um valor acessível”, disse.

Rogério também comentou que a técnica ensinada na oficina pode servir como uma fonte de renda extra para os agricultores, pois a tinta pode ser aplicada em tecidos, como camisetas e panos, podendo ser vendida. “Além disso, a iniciativa visa empoderar as famílias agricultoras, a juventude e as mulheres, promovendo atividades que melhoram o ambiente onde vivem e trabalham”, disse.

O agricultor Tiago Muehlmann, proprietário do imóvel, compartilhou sua experiência, sendo contemplado com a força-tarefa para reformar sua casa. “Já fizemos um trabalho com pintura natural e ficou ótimo. Precisando reformar a casa, resolvi aplicar aqui também através deste projeto da Epagri, que é sempre bem-vindo, pois reúne as pessoas do campo e oferece algo novo para nosso ambiente do dia a dia”, destacou.

A oficina mobilizou a comunidade local, incluindo a participação de crianças (foto abaixo). Todos se uniram para pintar a casa do agricultor, utilizando tinta especial feita apenas com terra, água e cola. Segundo Miriam Wrublevski, uma das participantes da oficina, a iniciativa não só revitalizou a residência, mas também conscientizou sobre a importância de práticas mais sustentáveis. “É um movimento agregador por vários motivos. Colocar a comunidade para fazer esse trabalho totalmente atóxico é maravilhoso. Além disso, pude descobrir que podemos fazer uma tinta de baixo custo a partir da terra, por isso sempre participo das oficinas da Epagri porque são momentos de grande valor”, disse Miriam.

Como Fazer
A técnica de cores da terra começa com a observação da propriedade e a coleta dos diferentes tipos de solo disponíveis, que podem variar em cor, como vermelho, amarelo e cinza, entre outros tons. Após a coleta, o solo deve ser secado e triturado até virar um pó fino, que em seguida será peneirado.

Com isso, mistura-se o pó com água para dissolver a argila e liberar o pigmento. Na sequência, a cola branca é adicionada para fixar a tinta na parede. A proporção usada na oficina foi de duas medidas de pó de terra de cerca de 300 gramas, duas de água e uma de cola. Essa mistura é homogeneizada até obter uma tinta consistente, pronta para uso. “A tinta natural oferece um acabamento rústico e natural, valorizando as características originais das construções, além de ser uma alternativa ecológica às tintas convencionais, que muitas vezes contêm substâncias químicas prejudiciais”, finalizou Rogério Pietrzacka, extensionista rural da Epagri.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Pia de banheiro branca em móvel em madeira com placa de decoração com frase no canto da pia
Pessoas observando um balão prateado em forma de disco voador flutuando no céu
Notas de falecimento (site)
Mulher sentada fazendo a unha com uma pedicure em uma sala com paredes brancas e poltronas bege
montagem de fotos

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03
pexels-cottonbro-10466266
acidente no bairro centenário
WhatsApp Image 2025-07-09 at 15.43
Ozany-Pfleger-feminicidio-Rio-do-Sul-944x531

Notícias relacionadas