Técnico de futebol amador é condenado por injúria racial após chamar árbitro de “macaco”

Caso ocorreu em abril de 2024, durante uma partida de futebol amador em uma comarca da região, cujo município não foi divulgado
Por:

• Atualizado 3 horas atrás.

Caso ocorreu em abril de 2024, durante uma partida de futebol amador em uma comarca da região, cujo município não foi divulgado (Foto: TJSC)

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou a condenação de um técnico de futebol amador pelo crime de injúria racial. O treinador foi sentenciado a dois anos e quatro meses de reclusão, em regime semiaberto, além do pagamento de 10 dias-multa, equivalente a um terço do salário mínimo.

O caso ocorreu em abril de 2024, durante uma partida de futebol amador em uma comarca da região, cujo município não foi divulgado. Conforme a denúncia do Ministério Público (MPSC), após o fim do primeiro tempo, o treinador correu em direção ao árbitro e passou a reclamar de forma exaltada. Após ser expulso, tentou agredir a equipe de arbitragem e, contido pelos atletas, proferiu a ofensa “seu macaco” em voz alta, direcionada ao juiz da partida.

No recurso ao TJSC, o réu alegou falta de provas, sustentou ser pessoa negra e afirmou que, por esse motivo, não haveria motivação racial. Também pediu que a pena fosse convertida para o regime aberto, com base nos princípios da individualização da pena e da proporcionalidade. 

Os argumentos foram rejeitados de forma unânime pelos desembargadores. Para o relator, a ofensa verbal, no contexto em que foi proferida, caracteriza discriminação racial, independentemente da autodeclaração do autor da injúria.

“A utilização do vocábulo ‘macaco’, em contexto de conflito em tom ofensivo, constitui ato discriminatório em si, independente da autodeclaração racial do autor da injúria, porquanto o foco do injusto penal reside na humilhação racial infligida à vítima”, registrou o desembargador relator. A decisão manteve integralmente a sentença.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Frango ao curry com ora-pró-nóbis em recipiente em bandeja de madeira em cima de mesa de madeira
WhatsApp Image 2025-08-14 at 13.02
Ilustração da Lua cheia
Acontece SC 1
Mãos apoiadas sobre um livro, manuseando um celular

Mais lidas

foguete
WhatsApp Image 2025-01-03 at 14.50
incêndio em residência
WhatsApp Image 2025-08-06 at 13.51
WhatsApp Image 2025-08-12 at 15.39

Notícias relacionadas